Amigos

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Como educar sem erro!


Com o dia das crianças se aproximando, vale fazer esta reflexão sobre minhas pequenas.

Antes de ter minhas filhas, antes de ser mãe, eu sabia tudo sobre educação. Tudo era simples, e tudo funcionava. O problema sempre estava nas crianças ou nos pais, mas eu tinha todas as respostas. Era tão simples. Começava uma birra, uma teimosia e eu tinha técnicas maravilhosas e uma paciência fora do comum. 
Nossa, eu era demais! Era prepotente demais, isso sim.

Educar os filhos é emoção pura. Quando você se torna mãe e pai, você deixa de ser educador, você deixa de ser Super Nani, você simplesmente é o que você é. E mesmo sem querer traz coisas da sua infância, seja um trauma, seja uma boa lembrança e reproduz inconscientemente.

Hoje vejo que preciso me controlar nas birras, relevar muita coisa. Já dei palmada, já dei chinelada, já gritei que nem louca (muitas vezes), já tive vontade de sair correndo. Não é fácil educar sem errar. Não existem regras e fórmulas mágicas pois cada indivíduo é único, cada um traz uma história e junto com seu filho vai construindo uma nova história. O que funciona comigo e com minhas filhas pode não funcionar na realidade de outra mãe, de outra criança. 

Claro que tenho meus valores, e procuramos eu e o pai delas falar a mesma linguagem sem nunca passar sobre a autoridade do outro. Demonstramos à elas que nós apoiamos um ao outro, e mesmo quando um exagera, o outro apoia, depois conversamos e se preciso nos desculpamos com nossas filhas.

Leio muito sobre educação, acredito e comprovo que o estímulo é tudo na vida de uma criança, valorizo a fé, o respeito e o amor aos animais e à natureza, a partilha, o respeito às diferenças, e tento passar isso para elas, para que sejam melhores que eu nesse mundo tão perverso. 

O que tem funcionado com a Isabela é levá-la para um canto normalmente na cama dela e deixá-lá até que tanto ela quanto eu possamos nos acalmar e conversar, e isso dá certo. 

Mas é muito complicado educar sem errar, só conseguimos fazer isso, e posso dizer por experiência própria, quando NÃO TEMOS FILHOS, aí sim a educação funciona! Quer educar sem erros? NÃO TENHA FILHOS! Filhos são emoção pura!

Um comentário:

  1. Oi Rita, como vai?
    Já venho acompanhando seu blog a alguns dias e somente hoje vim comentar. Primeiro quero dizer que sua família é linda, confesso que meus posts preferidos são os das Giovanices e Isabelices, e é incrível como nesse mundo virtual nos sentimos próximas das pessoas e desejo, de coração, que Deus abençoe muito sua família.
    Em segundo quero fazer na verdade uma confissão: meu sonho é ser dona de casa. Tenho apenas 19 anos, estudo psicologia, e estou quase noiva (quase porque meu namorado se forma no final do ano e estamos com planos) mas confesso que seguir carreira não é algo que me chame atenção, sonho com o dia em que poderei cuidar dos meus pequenos e do meu marido, podendo proporcionar uma vida incrível pra eles. Assim como você está fazendo, e muito bem por sinal. No mundo atual é difícil dizer que o sonho da sua vida é ser dona de casa (muitas pessoas já me disseram que donas de casa são preguiçosas e acham mais fácil ficar em casa enquanto o marido sai para o trabalho, vê se pode?) por isso parei de contar isso as pessoas e confesso que todos os dias sofro com isso, sofro por não estar vivendo a vida que eu gostaria.
    Enfim, esse desabafo foi pra chegar ao ponto de que: espero um dia ter uma família linda e poder me dedicar muito a ela. Espero ser uma mãe criativa, amorosa e dedicada como você. E uma esposa também. Sei que todos tem defeitos, eu tenho os meus e você os seus, mas tenho me inspirado muito em você. E seu blog me fez sonhar ainda mais com essa vida que quero.

    Um grande beijo.

    ResponderExcluir

Fico feliz que você esteve aqui! Sinta-se à vontade para deixar registrada esta visita, nem que seja um "Oizinho"!! Bjs que Deus lhe abençoe!