Amigos

domingo, 27 de outubro de 2013

As mudanças que me transformaram...


"Não tenha pressa em seus objetivos, tenha firmeza na sua mudança, que a transformação acontecerá em consequência dela". Rita Reis

Precisei mudar muitas coisas na minha vida e alimentação para que esta mudança transformasse meu corpo. Continuo na luta, é uma guerra diária e tem dias que eu perco, me perco, tenho vontade de desistir de tudo, de me entupir de doces e tudo o mais que achar direito. Tem dias que me sinto injustiçada por não poder comer como antes (como um animal). Tem dias que eu choro, que eu fico triste que eu fico cansada, mas esses são só alguns dias, normalmente próximos da tpm, na maioria das vezes é fácil, é agradável, é gostoso principalmente quando olho para trás e vejo o que eu não quero mais ser...

Comigo a mudança foi tranquila pois tive apoio incondicional do meu marido, principalmente no que se refere à alimentação. Ele sempre foi magro, mas sempre preferiu opções mais saudáveis, então pra ele não fez muita diferença as mudanças. Isabela também nunca foi muito de doces, sempre preferiu frutas, já a Giovana é uma formiguinha como eu, então estou cortando o mal pela raiz.

  • O primeiro passo na mudança alimentar é tentar fazer com que todos da família se alimentem melhor, especialmente as crianças, pois dessa forma elas aprenderão a comer certo e provavelmente terão uma saúde melhor que a nossa . Sempre explicando à elas sobre os alimentos, os que nos fazem bem. Isabela frequentemente me pergunta se algo é saudável ou se faz bem pra saúde, assim como ela aponta mesmo comendo um pirulito que este não faz bem pra saúde. 

  • O segundo passo é evitar os alimentos que te fazem mal. Não precisa ser radical e cortar de vez, vá diminuindo até o ponto de você não sentir falta. Evitar ter coisas que não nos favorecem dentro de casa. Por exemplo antes eu sempre comprava leite condensado e creme de leite nas compras do mês, e com isso eu sempre acabava achando algum pretexto pra fazer um doce e obviamente comer. Agora eu só compro estes tipos de produtos se eu vou fazer algum doce para alguém (aniversário, presente, etc).

  • O terceiro passo é se propor a experimentar novos alimentos e novos sabores. No começo nem sempre é agradável, mas aos poucos vamos aprendendo a gostar.



Listo agora algumas substituições que fiz na minha casa:

REFRIGERANTE - Faz 4 anos que não bebemos mais e nossas filhas não conhecem. Comecei substituindo por água com gás e limão, pois eu era viciada em Pepsi. Hoje não sinto falta, nem vontade. Mesmo diante de uma pizza, churrasco ou lasanha  se eu achar que preciso beber algo é sempre uma água ou suco natural.

SAL - estou diminuindo o consumo, troquei o refinado pelo sal marinho e tenho feito também o delicioso GERSAL, que dá um sabor ainda melhor às refeições.

AÇÚCAR - café faz uns 5 anos que eu tomo sem açúcar por achar melhor mesmo. Chás e sucos passei a tomar sem, e nas receitas que faço substitui o açúcar refinado pelo açúcar mascavo.

ÓLEO - As frituras por imersão foram proibidas aqui em casa. Com isso passei a descobrir que muitos alimentos antes fritos em puro óleo, ficavam igualmente gostosos assados. Também passei a utilizar um borrifador com óleo, diminuindo assim a quantidade de óleo nas refeições.Também substituo o óleo em algumas receitas de pães e bolo por iogurte natural. Sem contar na limpeza do fogão sem respingos de óleo!

CALDOS, EMBUTIDOS, E MOLHOS PRONTOS - estou reduzindo muito o consumo destes alimentos pelo excesso de sódio e conservantes. Minha comida passou a ficar menos salgada, mas mais saborosa. 

EXTRATO OU MOLHO DE TOMATE -  substitui pelo Tomate Confitt que nada mais é que tomates assados com óleo de oliva e manjericão. Fica perfeito pra massas, molhos e pra passar o pão.

ARROZ -  troquei o arroz branco pelo parboilizado, pois não precisa de óleo e não utilizo sal no arroz, pois os acompanhamentos já levam sal.

FEIJÃO -  meu feijão que já era simples antes, agora é só uma cebolinha, sal e mais alguma erva. Sem carnes e sem gorduras, simples.

LEITE -  troquei o integral pelo desnatado para todos aqui de casa.

MARGARINA -  troquei pra todos pelo queijo cottage caseiro que também substitui o queijo amarelo.

FARINHA BRANCA -  troquei pela integral.

PÃES -  trocamos pelas versões integrais, mas pretendo comprar uma panificadora e eu mesma fazer nossos pães, pois só assim terei certeza do quanto ele será integral sem gorduras e sem corantes.

BISCOITOS E BOLOS -  Procuro comprá-los nas versões integrais (salgados e doces).

MASSAS - faz tempo que não compro, nas vezes que faço macarrão, eu mesma faço com farinha integral.

AUMENTEI  CONSUMO DE: iogurte natural, aveia, grãos (linhaça, gergelim, pepita de girassol, semente de abóbora), granola, ovo, banana, mamão, água.

DIMINUÍ O CONSUMO DE: besteiras, guloseimas, balas e doces, salgadinhos, sucos industrializados pras nossas filhas.

Passamos a fazer atividade física todos os dias possíveis, eu e o marido.

Deixo abaixo algumas frases motivadoras que achei no Dr. Google.
Beijos e não desistam de vocês!








5 comentários:

  1. Amo seus posts cheios de inspiração! É bom saber que não é fácil pra ninguém...às vezes lemos uns blogs famosos de emagrecimento e tudo parece tão fácil pra eles...Mas aqui na "vida real"a coisa não é tão simples.
    Continue nos inspirando dessa forma!
    Um bom domingo pra você!
    Beijos!

    www.mamaenadia.com

    ResponderExcluir
  2. Mudanças nunca são fáceis! Mas ver os resultados é uma enorme motivação para continuar! Parabéns e continue nesse caminho!!!

    ResponderExcluir
  3. Que bacana as frases Ritas, principalmente a última. Verdade, o tempo passa de qualquer forma pra todos. Meus parabéns pelas mudanças maravilhosas e os costumes.
    Me vi na maioria delas. Somos o que comemos e nossos filhos também. Quando temos um marido que apoia nossas necessidades fica melhor ainda...

    Continue assim nesse costume generoso a você e sua familia. Um costume necessário e muito saudável. Pena que muitos não querem enxergar dessa forma.

    Beijos querida. Prazer em estar aqui!

    Teresinha Nolasco
    Mãe da Maria Clara - 6 anos e 10 meses
    Autora do Blog: Bolhinhas de Sabão para Maria

    ResponderExcluir
  4. Olá vim conhecer e admirar seu blog.
    Acho super muito importante esse processo de interação, e gosto de fazer novas amizades.
    Com certeza mudanças saudáveis são importantes para nossa saúde.
    Também adotei uma alimentação saudável aqui em casa.
    Parabéns pela postagem!
    Um lindo dia e uma semana maravilhosa
    para você.
    Femme- Mãe, Esposa, Mulher!

    ResponderExcluir
  5. Post perfeito!

    Como eu já disse, sou tua fã!

    Ah a massa integral eu fiz, e ficou otima! Mãe e marido amaram ;)

    Uma linda semana pra vc Rita!

    beijão no coração

    ResponderExcluir

Fico feliz que você esteve aqui! Sinta-se à vontade para deixar registrada esta visita, nem que seja um "Oizinho"!! Bjs que Deus lhe abençoe!