Amigos

sábado, 17 de março de 2012

A quem você está delegando a EDUCAÇÃO dos seus filhos?



Hoje quero fazer uma reflexão a cerca da educação dos filhos. Veja bem, não quero aqui ser moralista, tão pouco dizer o que é certo ou errado, até porque acredito que em questão de educação, cada pai e mãe sabem o que é melhor para seu filho. Mas você já parou para pensar nisso? Quem está educando meu filho? Ou se você ainda não tem, quem educará meus filhos?

Estou falando de EDUCAÇÃO, aquela que forma, que ensina valores, que humaniza, que cuida, que se responsabiliza, e que acima de tudo cria um ser humano sociável. Não estou falando de quem cuida do seu filho, até porque hoje em dia é raro alguém abdicar de sua vida profissional para ficar em tempo integral com os filhos - não estou criticando - mas mesmo  quem passa pouco tempo com eles, deve pensar bem se a parte que lhes cabe está sendo bem desenvolvida.

Não é porque seu filho está em uma boa escola, ou porque é cuidado pelos avós, madrinha, etc, que está recebendo educação, até porque esta não pode ser terceirizada, tão pouco delegada a outro se não a você pai e mãe.

Tenho visto crianças que são verdadeiros monstrinhos... Sem um pingo de educação, enfrentando os adultos, sem limites de nada. Aí você pensa: Que criança terrível! Não, eu penso que falta que faz uma boa educação, uma boa correção, um NÃO na hora certa e até mesmo uma palmada quando chegar ao extremo e extrapolar tudo... 

CRIANÇA PRECISA DE LIMITES! Precisa receber "NÃO", necessita que alguém diga que o mundo não é deles, mas que eles fazem parte do mundo e que neste existem regras para sobreviver.

Você fica com pena do seu filho por pedir que ele guarde os brinquedos que ele mesmo espalhou?
Você acha exagero não dar doces quando a criança simplesmente não almoça por birra?
Você fica tentando fazer de tudo pra agradar seu filho, só porque ele foi contrariado?
Vejo crianças fazendo horrores na casa dos outros e os pais nem se tocam. Já vi isso muitas vezes na minha casa e tenho que EU dizer para aquela criaturinha que ali não é a casa dela que ali existem regras e etc... E o pior é que as vezes passo por chata e ruim. Tô nem aí, a casa é minha e quem manda aqui sou eu -hahaha-

Acho que precisamos rever nossos conceitos de educação. Educar é formar para vida. e essa responsabilidade não está sob os avós, ainda que estes cuidem muito bem deles... A excelente escola que você colocou seu filho, lhe dará formação pedagógica, trabalhará e estimulará seu desenvolvimento, mas a educação cabe somente à você pai e mãe.

Ninguém ficou traumatizado por tomar uns laços quando criança, por receber um castigo, ou simplesmente por não ter ganhado aquele brinquedo que tanto queria... E se alguém ficou traumatizado por causa disso é porque suas emoções também não foram bem trabalhadas, aí meu amigo, procure uma terapia, um psicólogo que este lhe ajudará... Mas se você não deseja que seu filho seja um desequilibrado futuramente, faça a parte que lhe cabe ainda que em pouco tempo. Deixe o facebook de lado e olhe para criança sem limites que está à sua volta, ainda é tempo... Lembre-se filhos são pra vida, pro mundo... Que filhos você estará deixando para o mundo futuramente? Minhas filhas estarão neste mundo e eu agradeceria se você educasse seus filhos, pois eu estou fazendo minha parte.

Existem muitas literaturas hoje em dia e eu poderia indicar muitas delas, das quais li antes mesmo de ter filhos e não é preciso ser uma pedagoga como esta que vos escreve, mas basta seguir aquilo que chamamos de extinto... Sempre visando o que é melhor para que meu filho seja uma pessoa do bem...

É isso que quero para minhas meninas, que sejam pessoas do bem, que acreditem em Deus, que sejam humildes, que NUNCA pratiquem bullying contra ninguém e que se venham a sofrer com isso saibam dar a volta por cima, que gostem de animais, que respeitem a natureza e o próximo e que sejam felizes nas escolhas que fizerem... Mas para isto tenho que eu, dedicar minha vida a ensiná-las aquilo que é correto e não esperar que elas aprendam por si mesmas...

Esse desabafo, vamos assim dizer, tem a ver com minha relação com o mundo que me rodeia  e com tudo o que vejo próximo à mim... Não sou perfeita, mas não quero ser omissa na educação dos meus filhos.... Era isso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico feliz que você esteve aqui! Sinta-se à vontade para deixar registrada esta visita, nem que seja um "Oizinho"!! Bjs que Deus lhe abençoe!