Amigos

domingo, 7 de abril de 2013

BC- Dê olho no consumismo!


É a primeira vez que participo de uma blogagem coletiva, e estou muito receosa, pois não sei direito como funciona, hehehe.

O tema da vez é CONSUMISMO.

Bom vou falar um pouco como vemos e educamos nossa filha neste sentido.

Eu fui criada sem ter tudo o que os outros tinham, assim aprendi a valorizar mais as coisas que meus pais tinham e nos davam. Nunca fui muito ligada à marcas seja de roupas, calçados ou alimentos. 

Isabela tem sido uma ótima menina neste sentido, não incentivamos ela a pedir nada quando saímos e ela nunca pede, às vezes só me mostra alguma coisa e confesso que se o dinheiro saísse do meu bolso, eu acabaria cedendo algumas dicas que ela me dá, mas ainda bem que o que ela gosta é de livros e isso não canso de comprar, pois é um investimento.

Percebo que a televisão e às mídias despejam um conteúdo extremamente chamativo e isto influencia sim, tanto que ela não pede, só me chama pra mostrar algo que ela tenha gostado. 

Sou daquelas que compra roupas e calçados nas promoções e brechós, produtos bons mas com preços acessíveis. Um exemplo: As bonecas Barbie que ela tem foram presentes, pois eu jamais compraria uma boneca caríssima se posso comprar uma parecida por um preço bem melhor. Não que minha filha não mereça, mas pagar só por um nome não está nos meus planos.

Acho bem importante nós como pais sabermos dizer não aos pedidos de nossos filhos. Eles merecem tudo de melhor sim, mas não significa que tenham que ganhar tudo. Penso que desde cedo eles precisam valorizar os nossos esforços para valorizarem aquilo que lhes presenteamos. A vida não vai dar tudo à eles se eles não se esforçarem para ter. 

Acho que uma boa dica é presentear menos e ser mais presente na vida deles, mesmo que o tempo seja curto, que seja um tempo de qualidade. Bom era isso! Hoje estou sem muita inspiração. bjs

8 comentários:

  1. Oi Rita, vc é mesmo uma exceção! É difícil conhecer uma mulher que não seja ou nunca foi consumista.
    Obg pela participação na BC.
    Bjus, Genis

    ResponderExcluir
  2. Amei o texto, bem sincero e reflexivo. Muito bom ver que não sou a única mãe a passar por esses dilemas. Foi ótimo ver sua opinião.
    Obrigada pela participação na blogagem coletiva! Fiquei muito feliz ao ver seu post participando.
    Já vá se programando pra participar da próxima edição, dia 12 de maio, com o tema "TELEVISÃO, COMPUTADOR e VIDEO GAME". Vou contar com a sua participação, tenho certeza que você tem uma ótima opinião sobre esse assunto também. Vamos continuar trocando idéias, buscando o melhor para a educação dos nossos filhos!
    Beijos!

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
  3. Ei Rita!

    Acho que nossos filhos precisam aprender sobre o valor das coisas.

    Ah, os livros são mesmo um investimento.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. isso mesmo linda temos que aprender a dizer "não "
    pois isso também é uma lição de amor para com nossos
    filhos, também é minha primeira participação
    lindo domingo a BC ficou maravilhosa bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Muito bom... fazer opções pelo mais barato, dizer não e achar outras alternativas é uma forma ótima para lidar com o tema! Abs., também participei, aqui

    ResponderExcluir
  6. Oi, também estou participando da BC e por isso que cheguei até você!
    Mas que beleza seria se todas as crianças quisessem consumir só livros, hein?!
    Eu ia adorar e fazer questão de montar uma biblioteca! rs

    Parabéns pelas filhas, são lindas!!!

    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  7. Rita pra quem disse que é a primeira vez se saiu muito bem. Tb sou daquelas que compra roupas e sapatos na liquidação.
    Aguardo vc no Papo de Mãe.
    Bju

    ResponderExcluir
  8. Rita, as meninas meninas também adoram livros, tanto que no aniversário de 2 anos a lista de presente foi praticamente livro e as meninas amaram.
    Também concordo que devemos ensinar nossos filhos o valor das coisas desde de pequenos.

    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Fico feliz que você esteve aqui! Sinta-se à vontade para deixar registrada esta visita, nem que seja um "Oizinho"!! Bjs que Deus lhe abençoe!