É a primeira vez que participo de uma blogagem coletiva, e estou muito receosa, pois não sei direito como funciona, hehehe.
O tema da vez é CONSUMISMO.
Bom vou falar um pouco como vemos e educamos nossa filha neste sentido.
Eu fui criada sem ter tudo o que os outros tinham, assim aprendi a valorizar mais as coisas que meus pais tinham e nos davam. Nunca fui muito ligada à marcas seja de roupas, calçados ou alimentos.
Isabela tem sido uma ótima menina neste sentido, não incentivamos ela a pedir nada quando saímos e ela nunca pede, às vezes só me mostra alguma coisa e confesso que se o dinheiro saísse do meu bolso, eu acabaria cedendo algumas dicas que ela me dá, mas ainda bem que o que ela gosta é de livros e isso não canso de comprar, pois é um investimento.
Percebo que a televisão e às mídias despejam um conteúdo extremamente chamativo e isto influencia sim, tanto que ela não pede, só me chama pra mostrar algo que ela tenha gostado.
Sou daquelas que compra roupas e calçados nas promoções e brechós, produtos bons mas com preços acessíveis. Um exemplo: As bonecas Barbie que ela tem foram presentes, pois eu jamais compraria uma boneca caríssima se posso comprar uma parecida por um preço bem melhor. Não que minha filha não mereça, mas pagar só por um nome não está nos meus planos.
Acho bem importante nós como pais sabermos dizer não aos pedidos de nossos filhos. Eles merecem tudo de melhor sim, mas não significa que tenham que ganhar tudo. Penso que desde cedo eles precisam valorizar os nossos esforços para valorizarem aquilo que lhes presenteamos. A vida não vai dar tudo à eles se eles não se esforçarem para ter.
Acho que uma boa dica é presentear menos e ser mais presente na vida deles, mesmo que o tempo seja curto, que seja um tempo de qualidade. Bom era isso! Hoje estou sem muita inspiração. bjs
Oi Rita, vc é mesmo uma exceção! É difícil conhecer uma mulher que não seja ou nunca foi consumista.
ResponderExcluirObg pela participação na BC.
Bjus, Genis
Amei o texto, bem sincero e reflexivo. Muito bom ver que não sou a única mãe a passar por esses dilemas. Foi ótimo ver sua opinião.
ResponderExcluirObrigada pela participação na blogagem coletiva! Fiquei muito feliz ao ver seu post participando.
Já vá se programando pra participar da próxima edição, dia 12 de maio, com o tema "TELEVISÃO, COMPUTADOR e VIDEO GAME". Vou contar com a sua participação, tenho certeza que você tem uma ótima opinião sobre esse assunto também. Vamos continuar trocando idéias, buscando o melhor para a educação dos nossos filhos!
Beijos!
www.asosmamaenadia.com
Ei Rita!
ResponderExcluirAcho que nossos filhos precisam aprender sobre o valor das coisas.
Ah, os livros são mesmo um investimento.
Beijo!
isso mesmo linda temos que aprender a dizer "não "
ResponderExcluirpois isso também é uma lição de amor para com nossos
filhos, também é minha primeira participação
lindo domingo a BC ficou maravilhosa bjs
http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/
Muito bom... fazer opções pelo mais barato, dizer não e achar outras alternativas é uma forma ótima para lidar com o tema! Abs., também participei, aqui
ResponderExcluirOi, também estou participando da BC e por isso que cheguei até você!
ResponderExcluirMas que beleza seria se todas as crianças quisessem consumir só livros, hein?!
Eu ia adorar e fazer questão de montar uma biblioteca! rs
Parabéns pelas filhas, são lindas!!!
Beijos!!!!
Rita pra quem disse que é a primeira vez se saiu muito bem. Tb sou daquelas que compra roupas e sapatos na liquidação.
ResponderExcluirAguardo vc no Papo de Mãe.
Bju
Rita, as meninas meninas também adoram livros, tanto que no aniversário de 2 anos a lista de presente foi praticamente livro e as meninas amaram.
ResponderExcluirTambém concordo que devemos ensinar nossos filhos o valor das coisas desde de pequenos.
Tri-beijos Desirée
http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/