Amigos

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Isabela e os Feijões...


Inspirada nas Caixas Sensoriais do Método Montessori, resolvi brincar um pouco com a Isabela  utilizando feijões, já que iria cozinhá-los posteriormente. Olha que fácil:

Coloquei um quilo de feijões dispostos num refratário plástico, e deixei que ela brincasse livremente, pedindo que cuidasse para não cair no chão. 

Depois de explorar os feijões, escondi uma flor de acrílico entre os feijões e ela tinha que procurar, foi uma festa cada vez que achava.

E pra finalizar, coloquei os feijões na água e deixei que ela brincasse livremente também, desde que cuidasse para não molhar o ambiente. 

A brincadeira acabou quando disse que teríamos que dar "Tchau" para o feijão pois a mamãe iria cozinhá-lo...

Ela ficou super satisfeita, adorou ajudar a mamãe, sem falar no momento de interação mãe e filha que também foi maravilhoso. 

Utilizar os recursos do nosso dia a dia transformam nossa realidade em ambientes pedagógicos sem custos adicionais...

Crianças não precisam de brinquedos caros, precisam que nós pais, percamos nosso tempo com elas, com atividades simples mas que tornam seu dia a dia mais feliz.

Indico dois blogs maravilhosos que me inspiram nestas atividades e em viver bem os momentos com a Isabela. 

O Blog da Ana Júlia, uma super mãe dedicada e cheia de criatividade e energia com suas meninas: Torne seu Filho mais Inteligente
E o Blog da Nádia, outra mamãe que não mede esforços para fazer a infância das filhas mais feliz e cheia de estímulos, e o melhor é que tudo é compartilhado para nos ajudar: Mãe e Muito Mais

Finalizo com uma frase da Maria Montessori que explica a importância das atividades sensorias:

"As atividades sensório-motoras têm grande papel no aprendizado de uma criança. Quanto mais oportunidade tem a criança de alimentar o cérebro com estímulos sensórios, mais sua inteligência se desenvolverá" (Maria Montessori).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico feliz que você esteve aqui! Sinta-se à vontade para deixar registrada esta visita, nem que seja um "Oizinho"!! Bjs que Deus lhe abençoe!