Amigos

domingo, 27 de maio de 2012

Isabela Ganhando Espaços em Casa

Encantada com a pedagogia Montessori, estou pesquisando, aprendendo e adaptando nossa casa em benefício de nossas filhas.



Resolvi começar pela gaveta da cozinha onde estavam meus utensílios. Coloquei todos os utensílios da Isabela (copos, canecas, mamadeiras, pratos e colher) para que ela saiba onde pegar e tenha iniciativa para ser cada vez mais independente.


Destaquei a gaveta dela com uma fita rosa, para identificar quie a 3ª gaveta é somente da Isabela. Nas demais estão os utensílios da mamãe.

Aqui o momento em que ela foi apresentada à sua gaveta... Foi uma surpresa super agradável, e acho que a carinha dela abaixo diz tudo. Ela aproveitou, interagiu, mexeu, trocou de lugar, dava pulos e gritos com seus objetos que antes só a mamãe e o papai alcançavam. E sempre que chega alguém aqui, ela fica muito feliz de mostrar que tem uma linda gaveta.


O próximo passo é adaptar um canto do armário para colocar as refeições dela (bolachas, sucos, alimentos que sejam de fácil acesso para algum lanche que ela possa fazer sozinha), já que tudo fica tão alto. Assim será também com a geladeira. As frutas não ficam ao alcance, mas estão no seu campo de visão. Assim que eu fizer essas modificações, postarei aqui também. Espero que gostem e se inspirem!
É muito gratificante fazer com que nossos filhos tenham a sensação de que fazem parte da nossa casa! Façam, vocês vão se surpreender!


Retirei o texto abaixo do blog Mãe e Muito Mais da Nádia, uma super mãe que se dedica à suas filhas e ajuda outras mamães com o desenvolvimento dos seus filhos.
_______________________________________________________________________

Ambiente Montessori
A Pedagogia de Montessori é direcionada para o ambiente e a prática escolar, mas é tão versátil que pode ser adaptada para a casa e, em especial, para o quarto da criança. Aqui estão os pressupostos básicos do "ambiente preparado" (Fonte: A Child´s Environment)
  • Deve facilitar a atividade espontânea, por isso, tudo deve estar ao alcance da criança.
  • Favorecer atividades de concentração, em geral, o ambiente tem uma mesa infantil e brinquedos educativos.
  • Permitir a máxima liberdade, evitar os exageros e as escolhas estéticas que tornam os ambientes infantis inacessíveis para as crianças.
  • Acelerar a independência e a autonomia, ao contrário da necessidade de um adulto para realizar as tarefas mais simples do dia a dia.
  • Alimentar a imaginação a partir da realidade. Por exemplo a caixa sensorial que permite brincadeiras criativas com objetos reais. 
  • Promover a interação social. A criança deve estar integrada ao ambiente do adulto para interagir e aprender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico feliz que você esteve aqui! Sinta-se à vontade para deixar registrada esta visita, nem que seja um "Oizinho"!! Bjs que Deus lhe abençoe!