Queria eu ter herdado os genes que fazem da panificação uma arte. Minha mãe conta que minha biza era ótima na cozinha, então eu acredito que lá no fundo, bem no fundo existe algum gene perdido que eu ainda não achei. Amo a panificação, mas realmente não levo muito jeito, mesmo assim não desisto de tentar e esta cuca é a prova. Achei esta receita no blog Goiabada de Marmelo e dobrei a receita. Elas cresceram muito, mas depois murcharam. A massa ficou como eu gosto, vale apena tentar fazer com o recheio de sua preferência ou purinha mesmo. Eu modifiquei o recheio, por isso faça do que você mais gostar!
Ingredientes:
Massa:
- 4 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 4 colheres (sopa) de açúcar
- 1 pitada de sal
- 2 tabletes de fermento biológico fresco
- 3 ovos
- 4 colheres (sopa) de manteiga
- 1 xícara (chá) de leite morno
Cobertura:
- 1 abacaxi picado
- 1/2 xícara de açúcar
- 1 abacaxi picado
- 1/2 xícara de açúcar
Farofa:
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
- 1 xícara (chá) de açúcar
- Raspas de limão
- 4 colheres (sopa) de manteiga gelada
- Canela à gosto
Modo de Preparar: Em uma tigela, coloque o leite com 1 colher do açúcar e misture até dissolver. Junte o fermento e meia xícara da farinha, e continue misturando um pouco mais. Cubra e deixe essa “esponja” descansar por vinte minutos ou até dobrar de volume. Acrescente os ovos, a manteiga, o sal e o restante do açúcar e da farinha. Amasse até soltar das mãos.
Coloque a massa em assadeira untada e polvilhada, espalhando-a bem pela assadeira, com as mãos. Deixe crescer até dobrar de volume.
Misture os ingredientes da cobertura e leve ao fogo até engrossar um pouco, virando uma calda rala, se necessário acrescente um pouquinho de água. Quando estiver frio, espalhe pela massa jogando também o caldo. Em seguida, misture os ingredientes da farofa com a ponta dos dedos, formando a farofa e coloque por cima do abacaxi. Asse em forno 180°, até que enfiando um palito este saia limpo.
Dobrei a receita e me rendeu estas quatro cucas, duas eu presentei (uma para minha amiga Stela e outra pra minha sogrinha).
E aí não vai tentar fazer? Se eu consegui você também consegue!
Essas cucas são deliciosas!Gostei ! Boa receita! beijos,tudo de bom,chica
ResponderExcluirFicou bem fofinha, não conhecia a recita com abacaxi, confesso que gostaria de ser mais envolvida na cozinha e viajar nesse mundo da panificação. bJô lindo domingo
ResponderExcluirMenina, ficou muito bonito e o sabor deve ser incrível..adorei!
ResponderExcluirBeijos
CamomilaRosa
Nossa vou levar a receita!
ResponderExcluirPura delicia esta cuca! E o recheio maravilhoso.
Beijos, abraços e ótima semana!
Tchêeee ficou loco de bomm...
ResponderExcluirIgual as da minha avó!!
Gente acabei de fazer, Que loucura! Acredito q não fure até a noite 😁
ResponderExcluir