Amigos

sábado, 17 de agosto de 2013

Aprendendo a ser Mãe...


Tenho recebido mensagens muito carinhosas e que me incentivam muito, seja por e-mail, aqui no blog ou no facebook. Pessoas queridas que se dispõe a me escrever, dizendo que me admiram como mãe, pelas coisas que faço, pela paciência que tenho. Fico muito feliz e não sei como retribuir o carinho a não ser sendo sincera: 
Eu não sou sempre assim!

Ando muito esgotada, cansada, entediada, sem paciência e sem criatividade.
Agora que resolvi dedicar um tempinho pra cuidar de mim, parece que a vida ficou um caos. Minha casa está SEMPRE bagunçada, as meninas estão terríveis, e esse tempo aqui no sul com frio e chuva não colabora nada. Não tenho tido tempo pra ler, sair, mexer nas plantas, ficar à toa, enfim ficar sozinha, porque eu aprecio e MUITO o silêncio e a solidão às vezes.

Minhas filhas, são meu maior tesouro, mas me desgastam demais. A horinha que eu fico na academia, tento focar em mim mas mal coloco o pé dentro de casa é uma se pendurando em mim a outra gritando que quer mamá, me puxando e eu louca por um banho ou por comer alguma coisa...

Dá vontade de correr, quando vejo meu banheiro um caos, minha sala cheia de brinquedos e sujeira, a cozinha com louça por lavar e comida por fazer (ai céus) admiro muito quem faz tudo isso e ainda trabalha fora, tiro meu chapéu!
Eu ando sem vontade de brincar e a Isabela anda exigindo muito isso usando de expressões tipo "ahh mamãe, brinca só um pouquinho". Aí vem a culpa e o coração partido de uma mãe cansada.

Quando tento fazer alguma atividade para Isabela, Giovana que tem outros interesses mais atrapalha do que participa, e ainda gera briga.
Sim eu tento ser uma boa mãe, mas gostaria de às vezes poder ler um livro em paz, domir à tarde sem hora pra acordar, limpar minha casa e ela ficar limpa por mais de um dia, ter um pouco de silêncio à minha volta, porque quando não é choro e gritarias é a televisão no Discovery Kids ou as musiquinhas chatas de jogos no pc ou no tablet.


Para não enlouquecer, estou fazendo uso de Sertralina 50mg há 4 meses e melhorei muito, porém como a irritabilidade voltou, já marquei médico novamente para verificar isso, pois na TPM fico pior ainda. Acho importante buscar ajuda quando não estamos bem pois do contrário quem sofre mais são nossos filhos e a gente por fazê-los sofrer.


Me ajuda muito também estar em contato com meus bichos (gatos, garnisés  cachorros e coelho), ainda que este danado aí da foto tenha atacado minha horta, é bom demais reestabelecer as energias com a natureza, com as plantas e aprender sobre o amor com os animais, que dão um tanto de trabalho, um gasto gigantesco, mas uma alegria infinita.


Com isso concluo que não é fácil ser mãe, estou aprendendo, me esforçando, fingindo não ver as birras, ficando cega à bagunça da casa, indo no automático quando se trata da rotina. É claro que gosto de partilhar as coisas legais que fazemos por aqui e isto ocorre com frequência, mas não quero fazer do meu blog um muro das lamentações. Porém achei necessário esclarecer que pareço boa mãe, mas nem sempre sou, hehehe, como toda mãe eu acho.


Beijos e obrigada pelo carinho de todos que passam por aqui!

4 comentários:

  1. Professora

    Biólogo e Professor, estou reativando o Ver de Vida com o objetivo de disponibilizar textos e imagens que tratem da causa ambiental.Visite caso seja sua vontade.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Querida Rita,
    A vida é um eterno aprendizado.
    Eu sem crianças já fico estressada, imagino você com duas!
    Acho que o mais importante é não se cobrar tanto, não achar que tudo tem que estar perfeito. As crianças crescem rápido e daqui um tempo você vai sentir falta dessa bagunça toda.
    Portanto, aproveite! Aproveite enquanto você pode brincar com elas, fazer comidinhas divertidas, deixe o banheiro e a louça para quando der, não exija tanto de você mesma para evitar frustrações.
    Você sentiu que precisava de ajuda profissional e foi atrás, isso é muito bacana.
    E concordo que os animaizinhos ajudam muito também, trocamos muito amor com eles.
    Ninguém nessa vida é perfeito em tudo e não ser uma mãe perfeita não significa que você não seja uma boa mãe.
    Super beijo!

    ResponderExcluir
  3. Adorei você, adorei seu texto, amei sua família. Parabéns. Você tem um bocado de coisas muito lindas mesmo. Seja feliz!

    ResponderExcluir
  4. Me identifiquei e muito!
    Acredito que só o fato de querermos mudar e dar o melhor aos nossos filhos já nos transforma em merecedores de sermos mães. Ademais bola pra frente, coragem e disposição porque não é fácil mas é recompensador no final.

    Bjooo ^^

    ResponderExcluir

Fico feliz que você esteve aqui! Sinta-se à vontade para deixar registrada esta visita, nem que seja um "Oizinho"!! Bjs que Deus lhe abençoe!