Amigos

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Isabela e as maquiagens

 
 Não sei bem dizer como começou o interesse da Isabela pelas maquiagens, esmaltes perfumes, cremes e afins, até porque eu não sou muito disso não. Sou básica mesmo, sem frescura e sem tempo para ficar horas nestas funções...

Mas desde bem cedo ela se interessava pelos esmaltes e até falei disso aqui, quando pintei pela primeira vez suas unhas com tinta têmpera. Depois vendo o interesse dela, comprei batom infantil e esmaltes mesmo e aos poucos fui interagindo com ela. Foi e está sendo muito bacana perceber esse cuidado natural que ela tem de si mesma.

Mas como tenho recebido algumas críticas sobre isso acho que vale uma reflexão, recordando que não sou dona da razão, mas escolho o que melhor funciona para minha família. 

Vaidade de acordo com o significado da palavra não tem nada a ver com o que vivo e tão pouco com o que quero para minha filha. Não gosto de futilidade nem de chamar atenção e nem quero essa definição para ela.

Não acredito que pintar suas unhas ou maquiar seus olhinhos com sombras clarinhas, passar um batom ou simplesmente deixar que ela faça esta função toda, possa de alguma forma proporcionar um crescimento precoce, acelerar sua maturidade ou ainda incentivar a "pireguetice" tão comum em nossos dias. 

Entre nós, estas coisas não acontecem como forma de condição ou comportamento, mas sim em forma de brincadeiras.... Vamos brincar de pintar unhas? Eu pinto as delas e ela as minhas. Vamos fazer maquiagem? E me coloco à disposição para que ela dê cor e talento ao meus rosto cansado. Depois limpamos juntas as bagunças e tiramos fotos, ficamos juntas, nos curtimos como mãe e filha...

Ela está numa fase em que a criança reorganiza o seu "eu" e o mundo à sua volta, imitando por meio de gestos ou sons os comportamentos que vivencia. Isto seria o desenvolvimento da função simbólica, de acordo com Piaget.

Então por estes motivos não vejo como exagero permitir que ela brinque de se maquiar ou que pinte às unhas. E maquiagem aqui trata-se apenas de sombra e batom e só. Pois demais  itens eu acho desnecessário. 

Agora questões de cuidado pessoal, esses eu faço questão de ensiná-la e fazer com que ela mesma tenha a rotina, de escovar os dentes, pentear os cabelos, passar um hidrante, um talco, um protetor solar, um perfume... Isto sim é incentivado, pois é um minimo de capricho e cuidado.

Agora para aqueles que dizem que faz mal permitir esta fantasia toda, eu digo que respeito sua opinião, mas garanto que faz mais mal o refrigerante que é oferecido às crianças muitas vezes diariamente e em doses gigantescas, e isto minha gente, minha filha não conhece.  Mas outra hora falo sobre isso. 

6 comentários:

  1. oieeee
    Eu concordo com vc, eu acho super bacana a criança brincar de se maquiar, brincar de pintar unha. E não tem mal algum se for assim dessa forma, afinal para eles são apenas brincadeirinhas ne..
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi Rita...

    Adoro seu blog, venho acompanhando a um certo tempo...Vc esta absolutamente certa! Tbm sou mãe e vivo rodeada de gente querendo dar "pitaco", mas acho engraçado que na hora de pagar nossas contas, p exemplo, cade estas pessoas? rsrsrsrsrsrs...Brincadeira, mas por outro lado faz sentido: na maioria das vezes temos é que educar nossos filhos de acordo com o que achamos certo, os outros, ah, cada um na sua. Ainda mais que vc disse que é sempre em ritmo de brincadeira...Ela é uma graça...Parabéns! Beijos...

    ResponderExcluir
  3. Olá Rita. Acho você certíssima sobre tudo o que falou. Não há nada de errado em deixar a criança ser feliz, além do que só mesmo os pais pra saberem o que é melhor pra ela ou não. Claro que nunca devemos cometer exageros, e ouvir e respeitar os conselhos sempre.
    Um grande beijo e quando fizer a receitinha me conte

    ResponderExcluir
  4. É uma princesaaaaa mesmo !!!!!!!

    Minha filha tbm amaaaaa maquiagem ! Eu gosto , mas ela exagera kkkkkk si quebra batom , detona as sombras ... Aiiiiiii

    ResponderExcluir
  5. Amiga, te dou toda a razão!!! É uma brincadeira para ela, e se no futuro continuar gostando de ter estes cuidados,é bom tb, dentor das devidas proporções é claro! Será uma mulher linda ( com ou sem maquiagem) e com uma mente brilhante tendo pais como vcs!
    Beijãooo

    ResponderExcluir
  6. Olá Rita, primeiramente obrigada por seu comentário na página do Bolhinhas.

    Sobre as maquiagens, como você disse, não somos donas da verdade, o que é certo pra uns pode parecer errado pra outros., mas vou falar como procedo.

    Não ofereço à minha pequena se ela não pede. Porque acho que realmente é uma coisa de mocinha e adultos. Não gosto de ver uma criança muito pintada, com o rosto artificial, digamos assim.

    Mas como toda criança vê na mamãe um espelho ela pede as vezes. E já pediu para comprar um batonzinho ou brilho. (eu gosto dos brilhos na boca).

    Ela tem uma maquiagem infantil que fica guardada em seu quartinho que quase não pega. Posso contar as vezes que ela se lembra e usa.
    Aí vai sombra, batom, e ficam as bochechinhas vermelhas. Veste uma roupinha e está a d.Maria enfeitada. Isso só para brincar ou notarmos que ela ficou linda!

    Vai numa festa junina ou outro evento escolar, passo um batonzinho e outras coisa para caracterizar a festa. E ela fica linda novamente.

    Não incentivo, mas também não faço terrorismo. Acho que tudo acontece naturalmente.
    Toda essa fantasia e querer imitar, faz parte da infância também.
    Mas prefiro minha pequena de rostinho limpo, pois quando chegar tal idade, provavelmente não irá querer sair sem uma maquiagem.

    Muito bonito seu texto.
    E as brincadeiras de mãe e filha são sempre bem-vindas. Elas servem para nos tornarmos mais cúmplices uma da outra..

    Beijos e seja sempre bem-vinda ao Bolhinhas de Sabão para Maria.

    Teresinha.

    ResponderExcluir

Fico feliz que você esteve aqui! Sinta-se à vontade para deixar registrada esta visita, nem que seja um "Oizinho"!! Bjs que Deus lhe abençoe!