O incentivo à leitura deve ser feito desde cedo.
Manusear os livros, ouvir histórias, ganhar livros de presente...
São gestos que eu garanto que formarão mais que leitores, mas crianças capazes de pensar, criticar, questionar e ter uma imaginação muito aflorada!
Hoje as meninas com 3 e 5 anos não dormem sem escutar uma história. Isabela já está lendo sozinha, Giovana cada vez que vou contar a história, além de me cobrar a canção "antes da história", também me cobra, caso eu esqueça, os nomes de autor e ilustrador.
Elas também, criticam a história em "Chatinha", "Muito legal" e "eu adorei essa história". SEMPRE existe uma avaliação após cada leitura.
Conversamos também sobre as ilustrações, os detalhes, o tipo de material usado, as características de cada ilustrador. Nada passa despercebido nesses olhinhos que anseiam por cada vez mais história...
Nestas cenas, elas resolveram pegar um livro porque me viram lendo...
Abaixo com os livros da coleção Itaú deste ano.
É um fascinio...
Aqui quem menos lê é o pai, mas a situação está mudando por insistência minha, e o hábito vem se tornando cada vez mais presente na vida dele também.
É pouco provável que uma criança que não veja os pais lendo, que não tenha o incentivo visual (o modelo), venha gostar de ler também.
É preciso estimular, mas ser exemplo é fundamental! E é esse argumento que uso com meu marido, quando cobro que ele esteja lendo algo.
Nós participamos do Projeto Itaú Livros desde 2010, onde recebemos pelo correio os livros da Coleção. Se você quiser pedir o seu é só clicar aqui e você receberá em casa!
Leia para uma criança, leia para você, leia, leia leia....
Leia para uma criança, leia para você, leia, leia leia....
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fico feliz que você esteve aqui! Sinta-se à vontade para deixar registrada esta visita, nem que seja um "Oizinho"!! Bjs que Deus lhe abençoe!