Amigos

terça-feira, 3 de abril de 2012

Isabela e o berço


Desde antes de nascer a Isabela já tinha seu lindo bercinho, decorado e cheio de mimos para recebê-la. POrém ela nunca usou, pois como nasceu no inverno, foi horrível a experiência de ter que tirá-la do quentinho do berço para mamar a cada 3h. Horrível pra ela e pra mim, então como achei mais cômodo, ela passou a dormir na nossa cama, porém a danada não deixou de mamar, e até este mês ainda estava bem esparramada nos fazendo dormir encolhidinhos e apertadinhos mesmo no calor. Existia incômodo, um pouco, mas a sensação de estar ao lado dela depois que o pai ia trabalhar, era única...Sentir sua respiração, observar seus movimentos e ver como ela cresceu!

Orientada pelas psicólogas e mesmo um pouco resistente, decidi que estaria na hora de deixá-la em sua caminha.Então resolvi com muito custo dobrar as roupas que eram jogadas ali e do nada apareceu um berço... A Isabela ficou encantada, adorou ficar entrando e saindo do berço. Na hora de dormir, fiz ela dormir no mama e depois larguei no berço, e foi uma noite tranquila. Me surpreendi com a maturidade dela. Eu que chorei, por não tê-la ao meu lado (o berço fica colado na minha cama ao meu lado), mas ao mesmo tempo percebi que ela estava crescendo e também precisando do seu próprio espaço. E para significar ainda mais pra ela, no outro dia, pintamos suas mãozinhas e carimbamos no berço... Que maravilha! 

Eis o relato dos dias seguintes:
2° dia - Isabela mamou na sala, mas não dormiu. Nas duas tentativas de colocá-la no berço, fez birra, gritou, chorou. Me irritei, tive que dar um banho nela, pois acabou suando de tanto chorar. O pai ficou na minha volta me deixando mais nervosa ainda, pois ela estava atrapalhando o sono dele e ele tem que trabalhar e estudar. Resumo: Foi dormir às 1h30min no cansaço.

3° Dia - Isabela resolveu não dormir, para não precisar encarar o berço. Resumo: ficamos eu e ela até as 3h30min acordadas. Enquanto estava no Discovery Kids, ela estava à mil, depois troquei para a Tv Canção Nova (canal Católico) e ela foi aos poucos pegando no sono. Dormiu e ficou no berço a noite toda. Eu estava muito cansada, chorei, rezei, mas resisiti.

4° Dia - Isabela acordou tarde 10h, depois durante o dia não dormiu. Chegou às 20h e estava caindo de sonso e dormiu no berço com o pai cantando pra ela. Aproveitamos pra ir dormir também. Ela acordou às 10h, eu aproveitei e fiquei um pouco com ela sem estres. Em seguida ela dormiu 23h e foi assim a noite inteira. Pensei que as coisas estavam começando a melhorar.

5° Dia- Isabela chegou afazer um sono na avó, e quando fui buscá-la por volta das 23h, ela estava no pique. O pai tinha acabado de chegar de Canoas após um acidente de moto, e ela estava à mil querendo atenção. Fomos dormir às 1h, porém ela não dormiu no mamá, então o pai resolveu que faria ela dormir. E assim foi até as 3h30min novamente. Eu fiquei na sala desesperada,sofrendo com os chamados dela por mim. Passei a repensar se isto realmente estava sendo bom pra nós. Sim pra nós, porque teve sofrimento da parte dela, meu, do Everton e em consequência a Giovana estava super agitada, dando pulos no meu ventre. Estou repensando sobre isto pois não tenho certeza até que ponto isto está sendo benéfico para todos.


6° Dia - ela mamou comigo sentada em minha cama e depois foi colocada no berço. Depois dormiu a noite toda.


7° Dia - ela dormiu às 21h no meu colo na sala, foi colocada no berço e só levantou no outro dia...


Passado as resistências, as coisas ficaram mais calmas, e quem me ajudou neste processo foi meu querido gato Thomas, o Tom. Pois um dia ela viu o gato deitado dormindo em seu berço e eu disse que ele ia pegar o berço pra ele. Então imediatamente ela começou "sai nonom, sai"... É possível e necessária algumas mudanças, mas tudo tem que ser feito de maneira que não seja traumática. 


A questão de tirar o mamá eu ainda estou resistindo um pouco, pois ela só pede quando sente sono e eu nem tenho mais leite, mas já estou falando pra ela que o mamá vai ser da Giovana, acredito que as coisas tenham que ser feitas uma de cada vez, respeitando também a criança... Quando fui tentar tirar de vez, foi horrível, isso bem no início da gravidez, e contrariando a todos, continuei, porém ela mesma foi deixando as mamadas apenas para a hora do sono. O que está ajudando também é a "contação" de histórias, ela está bem interessada nas histórias e interage quando conto alguma que ela já conhece, acredito que até por orientação da Psicóloga Marília, essa pode ser uma boa troca pra Isabela: o mamá pelas histórias antes de dormir... Fica a dica pra quem está na mesma situação que eu, mas meu conselho é sempre SIGA O SEU CORAÇÃO QUE ELE LHE DIRÁ O QUE É MELHOR PRA SEUS FILHOS E PRA VOCÊ MESMA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico feliz que você esteve aqui! Sinta-se à vontade para deixar registrada esta visita, nem que seja um "Oizinho"!! Bjs que Deus lhe abençoe!