Amigos

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Bolo Preto - Aniversário do Marido!


Esse bolo delicioso eu fiz para o aniversário do meu marido ano passado, e quem me deu a receita foi uma amiga na época que eu ainda trabalhava na Universidade, a querida Roberta Flor (saudades). Sempre que faço essa receita que está anotada em uma cópia de e-mail impressa no meu caderno de receitas, lembro com carinho dela e do seu talento para culinária...

Ingredientes:

- 5 colheres de dopa de margarina
- 2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de chá de sal
- 1 1/2 de bicarbonato de sódio
- 4 colheres de chá de fermento para bolo
- 1 xícara + 1/4 de açúcar
- 1 xícara + 1/4 de leite
- 3 ovos
- 3/4 xícara de cacau
- 1 colher de chá de baunilha (opcional)
- 1 colher de chá de cravo em pó
- 1 colher de chá de canela em pó

Ingredientes do recheio e cobertura que eu fiz
- 2 tabletes de manteiga sem sal
- 2 leites condensados 
- cacau ou chocolate em pó

Modo de preparo da massa: Coloque os ingredientes em um recipiente e bata na batedeira em velocidade máxima até obter uma massa lisa. Por último acrescentar o fermento e bater novamente. Assar em forno 180º em foma untada e polvilhada. Depois de pronto e frio corte para rechear.

Modo de preparo do meu recheio: Bata todos os ingredientes na batedeira até que fique bem homogêneo. Utilize esse creme tanto para o recheio quanto para cobertura. Mantenha sempre na geladeira, pois o creme é à base de manteiga e se exposto por muito tempo ao calor, acaba derretendo.

Eu sempre faço uma calda rala de chocolate para umedecer as camadas do bolo antes de receber o recheio.


Neste dia, eu havia planejado tudo muito diferente, pois iria utilizar o quiosque grande da Associação onde fomos comemorar, fui bem cedo pra garantir o lugar e adivinhem, estava reservado. Fiquei um tanto desesperada, pois é o único quiosque que possui freezer... Os demais só churrasqueira e pia... Tive que de última hora improvisar tudo. Eu sofro muito quando as coisas não saem como eu planejei, e prometi pra mim mesma que neste ano de 2014, seria mais flexível quanto à isso pra não sofrer tanto. Mas no fim deu tudo certo. Partilho um pouco aqui como foi especial esse nosso dia, ainda que a maioria dos amigos não compareceram, mas os de fé estavam lá!

Preparei uma mesa pra recepcionar meus convidados com o delicioso Bolo de Milho, frutas, suco e claro, o chimarrão... Depois de um belo churrasco com muita salada... E de sobremesa Sagu com creme de leite (sem fotos).


Para a hora do Parabéns, fiz deliciosas mini pizzas, beijinhos e brigadeiros...


Meus pais, meus sobrinhos e meu irmãos nos prestigiaram com suas presenças!

Minha cunhada mana do meu marido e seu namorado.

Minha queridíssima prima Ritinha e seu adorável namorado.


Os amigo da época do quartel...


Sogrinha

Amigos, padrinhos e afilhados... Amizade de longos anos...

Foi um dia muito especial, preparado com muito carinho. 
Beijos

Um comentário:

  1. Olá minha querida!
    Parabéns ao marido e para sua esposa também que fez um lindo bolo...um beijinho para os dois.

    ResponderExcluir

Fico feliz que você esteve aqui! Sinta-se à vontade para deixar registrada esta visita, nem que seja um "Oizinho"!! Bjs que Deus lhe abençoe!