Amigos

domingo, 9 de fevereiro de 2014

ORGANIZANDO: Cronograma de Limpeza e Regras da Casa

MEU CRONOGRAMA DE  LIMPEZA


Gostaria de partilhar aqui um pouco de como eu organizo minha casa. Coloquei como meta este ano SER MAIS ORGANIZADA, pois minha casa é sempre um caos com as duas pequenas fervendo aqui.

Desde o ano passado eu dividi minhas tarefas por semana, ou seja, cada dia da semana é um ambiente específico à ser limpo. Por exemplo, na SEGUNDA-FEIRA, além de todo o serviço de rotina (varrer, passar pano, lavar louça, secar, fazer comida, etc) eu uso esse dia para dar uma GERAL na SALA. Assim, segue sucessivamente nos outros dias, sendo que desta forma eu consigo manter a ordem e no dia específico, dou mais atenção ao ambiente em questão. Por exemplo, eu não limpo armários da cozinha ou microondas todos os dias, mas na TERÇA-FEIRA, é o dia que dou especial atenção à estas questões. 

Claro que também peço a colaboração de todos. Aqui as meninas se responsabilizam por sua bagunça (nem sempre) o marido cuida de suas roupas (dobra e guarda) e também tira os lixos, alimenta os bichos e arruma a cama. E às vezes me ajuda com louça e comida e outras coisinhas, mas as tarefas dele são só estas. Eu não passo roupas (detesto) só na hora de sair e se estiver muitoooo amassada.

Adoro casa cheirosa, por isso fiz um álcool com cravo e canela e coloquei no borrifador para quando quero limpar balcões, chão e ainda deixar um cheirinho. 

Faço muito uso de incenso pois adoro o cheirinho. Amo tapetinhos e toalhinhas pela casa, mas nem sempre consigo utilizar pois as meninas bagunçam tudo...

Bom era isso, costumo ficar até altas horas faxinando, pra começar o outro dia com a casa zerada. Talvez seja por isso que ando exausta, mas eu realmente amo ver minha casa arrumada e cheirosa.

Vale lembrar que a bagunça não acontece somente um dia, ela é a soma da nossa desorganização, então se vc assim como eu quer se organizar, vá com calma e aos poucos, mantenha o ritmo que logo tudo entra nos eixos. Eu estou conseguindo manter minha casa visitável, limpa, cheirosa e organizada. 

Não tenho faxineira, nem diarista, tão pouco babá ou cozinheira, então como é tudo comigo, o jeito foi começar a colocar ordem na casa e nos moradores da casa. As meninas nem sempre colaboram, então eu criei estas regras, simples, mas que funcionam na hora de algum estresse...




REGRAS DA MINHA CASA

1. TODOS devem ajudar nas tarefas da casa - Deixo bem claro que a responsabilidade de manter é de todos, não me importo que brinquem, baguncem, desde que coloquem no lugar depois.

2. Guardar as coisas no lugar - Isso é uma dificuldade para todos aqui em casa, principalmente para mim, pois muitas vezes estou fazendo algo e sou solicitada e acabo deixando coisas fora do lugar.

3. Dividir sempre - Esta é específica para as meninas que costumam brigar por conta dos brinquedos.

4. Começar e terminar o dia com abraços - Pra não criar costume de ninguém ir dormir emburrado.

5. Não gritar - Esse é específico e exclusivo para mim, pois ando muito estressada e dou muitos gritos. Sei que é horrível, mas só quem passa pelo que a gente passa é que sabe.

6. Pedir desculpas sempre - Temos o hábito de nós como pais também a pedir desculpas quando exageramos ou erramos (meus gritos) e isto reflete entre elas também.

7. fazer oração todos os dias (esse é um quesito que precisa melhorar, só fazemos oração juntos no almoço, e eu quero criar um momento de espiritualidade, onde nós quatro possamos vivenciar e agradecer a Deus todos os dias

8 - Refeições somente na cozinha - Essa definitivamente não funcionou. Pai, filhas e até eu como muitas vezes no sofá, com isso sempre tem sujeira por limpar...


Essas são nossas regras, simples, mas com muitos  significados para elas e para nós!

Vale deixar bem claro que tanto as regras quanto à organização não funcionam à risca até poque é só eu, eu mesma comigo, mas essa organização tem nos ajudado e muito a melhorar nossa casa, nosso lar, nossa vida!
Partilho com vocês com o intuito de inspirar a fazer algo dentro de sua realidade!



9 comentários:

  1. Caramba Rita, somos muito parecidas como mães, dá pra ver só pelos teus esquemas de organização e pelas regras da tua família. Há uns anos atrás fizemos as regras da família e eram praticamente as mesmas que as suas! Sério!
    Que bom ver essas tuas dicas de organização, eu também tô tentando, ser organizada é algo muito importante pra mim, é algo que me dá prazer.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Ter alguma programação é sempre bom!!
    Beijos e boa semana
    Ju
    www.voucontarpravoce.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. isso ai donas de casa podem ser feliz haha amei

    ResponderExcluir
  4. Oi Luana, gostei muito das dicas de limpeza. Estou precisando fazer uma agenda aqui assim bem organizada. Gostei também das regras.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe

    ResponderExcluir
  5. É ISSO AI FAMILIA ORGANIZADA FAMILIA FELIZ

    ResponderExcluir
  6. Amei as dicas. Adaptei para minha casa e vou apresentar ao meu esposo para ver se dar certo.

    ResponderExcluir

Fico feliz que você esteve aqui! Sinta-se à vontade para deixar registrada esta visita, nem que seja um "Oizinho"!! Bjs que Deus lhe abençoe!