Amigos

domingo, 1 de março de 2015

Bolacha Champanhe - CASEIRA


Prefiro chamar de bolachas da tia Iva, pois foi lá no interior de São Jorge quando visitamos nossos familiares que encontramos entre tantas delícias essa bolacha que as meninas amaram.

Essa receita é metade da original e ainda assim rendeu MUITASSSS bolachas, ao ponto de eu ter que encher um pote e congelar. Para descongelar é só retirar do congelador e deixar em temperatura ambiente. Vamos à receita então:

Ingredientes:
- 4 olhos
- 500gr de açúcar
- 2 colheres de sopa de nata (usei iogurte natural)
- 75gr de banha
- 2 col. de sopa de fermento em pó
- 150ml de leite
- 50gr de sal amoníaco
- nós moscada ralada `gosto (usei raspas de limão pois não tinha nós moscada)
- farinha até dar o ponto de espichar (sem grudar nas mãos, podendo ser cortada com cortadores)
- açúcar cristal para passar em cima das bolachas

Modo de Preparo:
Bata com um fuê a banha com a nata e o açúcar, depois de bem misturado, coloque os demais ingredientes sendo por último a farinha. Vá mexendo com o fuê e quando ficar mais grossa a massa tem que ser na mão mesmo. Acredito que dê pra fazer na planetária, mas não tentei. Quando estiver com a consistência de espichar e cortar, espiche com o rolo deixando uma espessura média, não muito fina e nem muito grossa, pois crescem bastante. Corte no formato desejado e pressione um dos lado da bolacha sobre o açúcar cristal, coloque em formas antiaderentes ou untadas e leve para assar à 180° até dourar. Elas assam muito rápido, então deixe várias formas prontas. Rende muitas bolachas e dá pra congelar. Ficam macias, perfumadas e deliciosas.

4 comentários:

  1. não entendi o que e 4 olhos na receita, seria 4 ovos então,

    ResponderExcluir
  2. Não acham que tem muito sal amoníaco e muito fermento?
    50gs de sal amoníaco e colher sopa de fermento,não é muito?

    ResponderExcluir
  3. O sal amoníaco não deixou cheiro e sabor fortes?E em combinação com duas colheres sopa de fermento
    não alterou demais o sabor das bolachas?Quero fazer as bolachas mas estou com receio da quantidade de sal amoníaco e fermento.Me responda se poder.Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Duas colheres de sal amoníaco é muito, fiz com duas colheres e as bolachas ficaram com um gosto horrível, gosto muito forte do sal amoníaco.fiz outro dia e coloquei só uma colher, ficaram ótimas.

    ResponderExcluir

Fico feliz que você esteve aqui! Sinta-se à vontade para deixar registrada esta visita, nem que seja um "Oizinho"!! Bjs que Deus lhe abençoe!