Amigos

sábado, 20 de outubro de 2012

Batizado da Giovana


No sábado passado, dia 13/10 finalmente a Giovana se batizou. O  Batizado seria lá em Canoas com o querido Pe. Flávio, mas no dia em questão foi a 1ª Eucaristia da minha turma de catequese (16/09), e o próximo seria somente em novembro e eu já estava ansiosa para que ela recebesse esse que é o Primeiro Sacramento. 

Conversei com a querida Ana da secretaria da Paróquia onde eu frequento aqui na minha cidade e ela gentilmente me ajudou a organizar um batizado exclusivo, na Missa da Tarde do dia 13/10/12. O celebrante foi o Pe. Moacir, que conduziu com muito carinho fazendo um lindo momento de fé, onde nós pais e padrinhos testemunhamos nossa fé e prometemos a Deus  orientar e conduzir a Giovana também na mesma fé. É lindo demais! 

Sei que um número consideravel de pessoas, batizam por batizar, para ter padrinhos, batizam em casa, batizam-se mais de uma vez, ou escolhem vários padrinhos. Eu respeito isso, mas para nós, uma família Cristã Católica, esse momento é levado muito à sério, e isso conta na escolha dos padrinhos. Procuramos fazer a escolha conforme orienta a Igreja: casais casados na Igreja e que professem a mesma fé, que sejam atuantes na comunidade religiosa e acima de tudo sejam testemunhas de Deus, que tenham carinho e amor pela criança e saibam nos orientar na educação dela tanto no social quanto na fé. Padrinhos que sejam presença!
Minha irmã Graziela e seu esposo Maicon que é primo do meu esposo, já nos deram a graça de batizar a sua filha, e hoje retribuímos esse carinho e confiança!


Estou lendo o YOUCAT, que é o Catecismo da Igreja Católica para Jovens, não que eu me considere jovem, mas a leitura é muito dinâmica, e através dele consegui explicar aos mais próximos que achavam que não era pra eu me preocupar pois tinha bastante tempo para batizá-la. Segue a Orientação da Santa Igreja:

197 - Por que conserva a Igreja a prática do Batismo das crianças?

A Igreja conserva, desde tempos antigos, o Batismo das crianças. Existe uma razão para isso: antes de termos decidido por Deus, já Deus Se tinha decidido por nós. O Batismo é, portanto, uma graça, um imerecido dom de Deus, que nos acolhe incondicionalmente. Os pais crentes, que desejam o melhor para o seu filho, desejam para ele também o Batismo, em que a criança é retirada do influxo do pecado original e do poder da morte. [1250, 1282]

O Batismo das crianças pressupõe que os pais cristãos introduzam o batizando na fé. É injusto negar o Batismo à criança por causa de uma liberalidade mal entendida. Assim como não se pode negar o amor a uma criança, com a justificação de que ela própria, mais tarde, se decidirá ou não pelo amor, também seria injusto que os pais crentes negassem ao seu filho a graça de Deus no Batismo. Assim como cada pessoa nasce com a capacidade para falar, embora tenha de aprender a língua, também cada pessoa nasce com a capacidade para crer, embora tenha de conhecer a fé. O Batismo não é, contudo, um enfeite; quando uma criança recebe o Batismo, ela tem de o "ratificar" mais tarde, ou seja, deve confirmá-lo, para que seja fecundo. (YOUCAT, 197) Retirei daqui:


Eu realmente creio nisso e por isso tudo é muito importante. Desejo que minhas filhas tenham fé em Deus e isso bastará.

Deixo agora algumas imagens da Missa e em outro post coloco as fotos da festa!

Meus sobrinhos: Vitória que é minha afilhada e Pedro ajudando na Celebração.

Um pouco dos netos da minha mãe. (Vitória, Pedro, Isabela e Rafael) Ela ama esses primos!

 Com Tia Luciana.

O Trio que agita! Isabela, Rafael e Elias.

 Os avós sempre presentes:

 Vovó Claudina e Vovô Celestrino

Vovô Cladimir e Vovó Helga

E pra finalizar a lembrança que eu fiquei devendo pois não consegui revelar à tempo.

E antes que minha irmã Daniela reclame que não tem foto dela, vou colocar no post da festa, pois ela inda não me mandou as fotos da câmera dela.

5 comentários:

  1. Oi Rita sou nova por aqui e te encontrei no blog da Geovana. Adorei as fotos da sua filha ela parece uma bonequinha. Eu to louca para ter uma tambem. Quem sabe em breve. Beijokas

    ResponderExcluir
  2. Lindo momento e pra nós é um presente ter a Gigi como afilhada e foi maravilhoso esse dia.Que Deus te abençõe minha querida Giovana!

    ResponderExcluir
  3. Linda família...adorei ver!
    Muito fofa, parabéns e que ela esteja sempre sob proteção dos anjos!
    Beijos e te desejo um ótimo domingo!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  4. Oi, Rita,

    Lindo evento, o batizado é um dos ritos que marcam
    as vidas dos cristãos, não é verdade?
    A sua família é bonita!

    ResponderExcluir
  5. OI Rita, que momento emocionante e belamente registrado. Adorei ver as fotos.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Fico feliz que você esteve aqui! Sinta-se à vontade para deixar registrada esta visita, nem que seja um "Oizinho"!! Bjs que Deus lhe abençoe!