quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Balinhas de Leite Condensado


Essa receita eu vi no Blog Na Minha Panela e resolvi fazer porque achei simples demais e usa só um ingrediente, além de ser preparada no microondas o que facilita e muito pra quem tem duas pequenas como eu. Olhem que fácil:

Ingredientes:
1 Leite Condensado

Modo de Preparo: Coloque o leite condensado em um refratário próprio para microondas e que seja alto, regule o microondas para a potência média e calcule por volta de 12 minutos. A cada dois minutos iniciais, você para e mexa bem, voltando a ligar o micro, até que ele comece a talhar e escurecer. No meu foram 16 minutos, mas os minutos finais eu ia acrescentando de um a um, parando na metade para mexer. Quando estiver na cor de caramelo, espere esfriar um pouco e modele à gosto.
As minhas serviram de acompanhamento para um bom chimarrão!


quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Nhoque Bolinha


Essa dica da Deborah do Blog Delícias 1001, caiu do céu! Adoro nhoque mas é bem trabalhoso de se fazer, e desta forma como bolinhas foi bem mais fácil. 

Eu tive um pouco de dificuldade pra enrolar, pois grudaram nas mãos, mas a Deborah disse que pode ser pelo calor das mãos ou pela qualidade da batata, as que eu usei foi diferente das que ela indicou na receita, talvez tenha sido isso. Mas acho que na verdade meu erro foi ter misturado a farinha nas batatas ainda quentes, e elas precisam estar frias!!! 

Outra dica dela é que mesmo que grude, é bom evitar colocar mais farinha para não ficarem muito pesados os nhoques. Por isso as minhas ficaram um tanto tortas mas deliciosas, hehe.

Apesar deste detalhe a receita foi super aprovada e degustada com muita alegria!

Ingredientes:
- Batatas tipo Asterix -roxinhas - eu usei a amarela comum
- 1 ovo
- 1/2 xícara de farinha de trigo
- 1 colher de margarina
- sal à gosto (eu coloquei à parte)

Modo de Preparo:

Cozinhe as batatas cortadas em cubos grandes no microondas por uns 9 minutos como já mostrei aqui, (esta dica de cozimento também é da Deborah). Amasse ainda quentes, e depois de fria acrescente o ovo, a farinha e a margarina. Misture bem e faça bolinhas do tamanho de uma bola de pingue-pongue. Reserve. Ferva água em uma panela grande, tempere com sal e vá cozinhando aos poucos os nhoques. Quando eles começarem a boiar, retire e coloque em uma tigela com água gelada (não fiz esse procedimento) para parar o cozimento, eu fui colocando direto no molho bolonhesa, depois arrumei num refratário e larguei pedaços de queijo e orégano, e levei ao micro até derreter. 



Valeu a dica Deborah!

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Ganhei um selinho de Blog Versátil

Olha que chique, eu ganhei um selinho!

Fiquei muito feliz e honrada com a indicação da Luciene Diniz que é lá de Goiás do Blog Tudo de Casa, que sempre me honra com suas visitas aqui no blog.

Esse prêmio é dado aos blogs de conteúdos versáteis e interessantes. Obrigada por pensar assim do meu cantinho, Luciene.

Mas para recebê-lo, é necessário cumprir algumas regras, são elas:

1ª Postar o selo e descrever quem enviou na mensagem.
2ª Relacionar 10 características minhas
3ª Escolher 10 Blogs para também receber o prêmio (pena que é só 10)

Sendo assim, vamos cumprir a 2ª regra, listando 10 características sobre mim:

1- Estou amando ser mãe.
2- Estou acima do peso e isso me incomoda.
3- Adoro ler, amo livros.
4- Meu animal favorito são os gatos, tenho só dois atualmente.
5- Sofro de ansiedade sem motivos.
6- Ando neurótica por limpar a casa.
7- Penso muito, sou cheia de ideias, gosto de muitas coisas.
8- Amo fazer novas receitas, mas cozinhar todo dia não me anima muito.
9- Meu humor muda constantemente e eu sofro com isso.
10- Adoro tomar chimarrão e papear com meu marido.

Agora  aparte mais difícil que é escolher 10 Blogs pra receber o prêmio. Pra mim é difícil, pois eu amo todos os cantinhos que eu sigo e pra mim são 10! Mas vamos lá, são eles:

1- Saboreando a Vida, da querida e atenciosa Marly

2- Simples Assim, da querida e talentosa Lylia

3- Cozinhando com Josy, da querida Josy

4- Inventando com a Mamãe, da querida e super Mãe Chris

5- CamomilaRosa e Alecrim, das queridas e criativas CamomilaRosa e Alecrim

6- Casa, Cantinho e Coisinhas, da doce e inspiradora Elza Carrara

7- Torne seu filho mais inteligente, da super mãe Ana Júlia

8- Estimulando meus Filhos, da outra super, mãe  Luciana Teixeira

9- Minha Flor de Mariana, da super mãe gatérrima Geovana Centeno

10- Coisinhas da Dessa, da minha amigona real Andressa Santana

Não deixem de visitar estes cantinhos de pessoas especiais!
bjs e abençoada semana para todas nós!

domingo, 21 de outubro de 2012

Giovana - 4 Meses


Hoje minha doce Giovaninha está completando 4 meses de vida. Louvado seja Deus! 
Está cada dia mais esperta e crescendo muito.
Já começou a "tagarelar", pega objetos e observa a todos, já atende quando chamada pelo nome e está começando a sentar-se sozinha. Continua calminha e bastante dorminhoca, mas vez ou outra mostra um certo nervosismo quando não é atendida imediatamente.

Agradeço à Deus por mais este anjo em minha vida!

sábado, 20 de outubro de 2012

Batizado da Giovana


No sábado passado, dia 13/10 finalmente a Giovana se batizou. O  Batizado seria lá em Canoas com o querido Pe. Flávio, mas no dia em questão foi a 1ª Eucaristia da minha turma de catequese (16/09), e o próximo seria somente em novembro e eu já estava ansiosa para que ela recebesse esse que é o Primeiro Sacramento. 

Conversei com a querida Ana da secretaria da Paróquia onde eu frequento aqui na minha cidade e ela gentilmente me ajudou a organizar um batizado exclusivo, na Missa da Tarde do dia 13/10/12. O celebrante foi o Pe. Moacir, que conduziu com muito carinho fazendo um lindo momento de fé, onde nós pais e padrinhos testemunhamos nossa fé e prometemos a Deus  orientar e conduzir a Giovana também na mesma fé. É lindo demais! 

Sei que um número consideravel de pessoas, batizam por batizar, para ter padrinhos, batizam em casa, batizam-se mais de uma vez, ou escolhem vários padrinhos. Eu respeito isso, mas para nós, uma família Cristã Católica, esse momento é levado muito à sério, e isso conta na escolha dos padrinhos. Procuramos fazer a escolha conforme orienta a Igreja: casais casados na Igreja e que professem a mesma fé, que sejam atuantes na comunidade religiosa e acima de tudo sejam testemunhas de Deus, que tenham carinho e amor pela criança e saibam nos orientar na educação dela tanto no social quanto na fé. Padrinhos que sejam presença!
Minha irmã Graziela e seu esposo Maicon que é primo do meu esposo, já nos deram a graça de batizar a sua filha, e hoje retribuímos esse carinho e confiança!


Estou lendo o YOUCAT, que é o Catecismo da Igreja Católica para Jovens, não que eu me considere jovem, mas a leitura é muito dinâmica, e através dele consegui explicar aos mais próximos que achavam que não era pra eu me preocupar pois tinha bastante tempo para batizá-la. Segue a Orientação da Santa Igreja:

197 - Por que conserva a Igreja a prática do Batismo das crianças?

A Igreja conserva, desde tempos antigos, o Batismo das crianças. Existe uma razão para isso: antes de termos decidido por Deus, já Deus Se tinha decidido por nós. O Batismo é, portanto, uma graça, um imerecido dom de Deus, que nos acolhe incondicionalmente. Os pais crentes, que desejam o melhor para o seu filho, desejam para ele também o Batismo, em que a criança é retirada do influxo do pecado original e do poder da morte. [1250, 1282]

O Batismo das crianças pressupõe que os pais cristãos introduzam o batizando na fé. É injusto negar o Batismo à criança por causa de uma liberalidade mal entendida. Assim como não se pode negar o amor a uma criança, com a justificação de que ela própria, mais tarde, se decidirá ou não pelo amor, também seria injusto que os pais crentes negassem ao seu filho a graça de Deus no Batismo. Assim como cada pessoa nasce com a capacidade para falar, embora tenha de aprender a língua, também cada pessoa nasce com a capacidade para crer, embora tenha de conhecer a fé. O Batismo não é, contudo, um enfeite; quando uma criança recebe o Batismo, ela tem de o "ratificar" mais tarde, ou seja, deve confirmá-lo, para que seja fecundo. (YOUCAT, 197) Retirei daqui:


Eu realmente creio nisso e por isso tudo é muito importante. Desejo que minhas filhas tenham fé em Deus e isso bastará.

Deixo agora algumas imagens da Missa e em outro post coloco as fotos da festa!

Meus sobrinhos: Vitória que é minha afilhada e Pedro ajudando na Celebração.

Um pouco dos netos da minha mãe. (Vitória, Pedro, Isabela e Rafael) Ela ama esses primos!

 Com Tia Luciana.

O Trio que agita! Isabela, Rafael e Elias.

 Os avós sempre presentes:

 Vovó Claudina e Vovô Celestrino

Vovô Cladimir e Vovó Helga

E pra finalizar a lembrança que eu fiquei devendo pois não consegui revelar à tempo.

E antes que minha irmã Daniela reclame que não tem foto dela, vou colocar no post da festa, pois ela inda não me mandou as fotos da câmera dela.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Comidinhas Divertidas: Mais Ideias para um café da manhã especial!!!

Mais algumas ideias fofas pra fazer para as crianças grande e pequenas para além de alegrá-las, tornar o café da manhã um momento especial...

Aqui uma massa de Panquecas de Iogurte com bananas, mel, linhaça e aveia formam um sorvete!
 A alegria dela contagia!
 Aqui um pavão (criação minha) feito com maçã, banana, morango, flocos de milho, uva passa e cenoura ralada.

Uma chuvinha de uva passa vinda das nuvens de bananas molhando flores de morangos e maçã.

Ela adora frutas! 

Que tal colocar a criatividade em prática e fazer algo bonito e especial para alguém que você ama?
Tenho certeza que adultos também gostam de coisas fofas assim!

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Brigadeiro Chique com chocolate derretido e licor


Quem me deu esta ideia de fazer brigadeiro com chocolate derretido foi minha irmã Graziela, a quem dedico esta receita.  Estávamos conversando dobre doces de festa e ela me veio com esta de que deveria ficar bom fazer brigadeiro com chocolate derretido. Aí fiquei com esta ideia na cabeça até fazer, procurei algumas receitas na internet mas não segui nenhuma específica. Ficou divino!!! Só coloquei no copo porque não tinha as forminhas em casa. 
Como acrescentei licor de chocolate, o gosto ficou igual àquelas trufas de uma loja famosa que tem um show de chocolate...

Ingredientes:
- 1 Leite condensado
- 1 barra de chocolate meio amargo
- 2 colheres de licor de chocolate
- 1 colher de margarina

Modo de Preparo:
Eu derreti o chocolate, quebrando em pedaços e colocando 30 segundos no micro, coloquei na panela de ferro junto com os demais ingredientes e fui  mexendo para misturar bem, depois liguei o fogo e fui mexendo até dar o ponto. Coloquei na geladeira e depois servi com confeitos em cima... Ficou muito bom! E não tem como não ficar né com estes ingredientes.


Graziela! ainda que n/ao tenhas provado esta receita dedico à você!
Beijos mana!

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Isabela e a Experiência dos Feijões

Quem nunca fez esta experiência na escola?
Feijões, algodão, um copinho e água.
Uma atividade simples, que envolve a criança, os pais e a natureza!


Fiz questão que ela participasse de todas as etapas: arrumando os copinhos...


Colocando os algodões dentro dos copos.

Depois os feijões

E finalmente a água.

Não faço ideia se ela estava de fato entendo o que aconteceria ali, mas que ela estava muito feliz, isso ela estava.

Depois eu que sou mega talentosa nos desenhos (hahaha, brincadeira) fiz junto com ela a história do feijão, ilustrando o que aconteceria com a sementinha. E até nisso ela ajudou fazendo as minhoquinhas e pintando meus desenhos.


Entre um chimarrão e outro, o papai palpitava e fotografava também.



E eis nossa primeira obra sem textos, mas cheio de história.


Ao passar dos dias fomos observando o progresso das sementes e comparando com nosso livro ilustrado.

E a natureza é tão linda que um simples nascer de um feijão se torna um momento único!

E o que dizer dos feijões já grandes?

Experiência que envolve, encanta e torna a aprendizagem lúdica!
Que tal fazer com a criançada aí da sua casa? Mesmo os maiores vão gostar e ver, pois eu fiquei encantada...
Beijos e abençoado dia!

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Trilho de Mesa em Crochê

Minha casa é cheia de arte feita em crochê e destes lindos trabalhos quase todos foram feitos pelas mãos abençoadas da minha mãe, que é super talentosa e detalhista.

Neste último trabalho com o qual fui presenteada, ela fez um lindo acabamento em flores.

Isso me motivou a retomar os meus crochês, mas tá difícil, apesar de eu gostar muito sou muito lerda pra pegar o jeito.
A riqueza dos detalhes dão ainda mais graça àquilo que já encanta sozinho.

Mais do que agraciar minha casa, esse lindo trilho de mesa, é um pouco da minha mãe comigo...

E você já tentou se aventurar no mundo das agulhas? 
Confesso que é uma terapia que estou aprendendo, além de viciante e prazeroso...
Já fiz alguns trabalhos, mas nada se compara aos da minha mãe. 
Obrigada mãe pelo belo presente e pelas aulas gratuítas de crochê!

Tenham um bom dia!

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Molho de Tomates Caseiro

Um bom molho de tomate caseiro, acompanha qualquer receita, desde uma pizza até infinitas possibilidades.

Gosto de fazer com este tipo de tomate, pois ele é mais cremoso e mais vermelho. Aproveitei uma promoção e comprei vários. 

Lavei, retirei as pontinhas e fiz um corte de leve em forma de X nas pontas para facilitar a retirada da pele.


 Depois coloco-os por alguns minutinhos em água fervendo.

Até que a pele comece a se soltar, e então transfiro para um recipiente com água fria para parar o cozimento.

Aí a pele sai facilmente... Eu não retirava a pele pois achava que não dava diferença, que era frescura, mas depois que resolvi fazer uma vez, vi que faz toda a diferença.

 Depois bato os tomates com semente no liquidificador. E refogo algumas cebolas (que também foram trituradas previamente no liquidificador com alho) em bastante óleo. Coloco ainda uns dois cubos de caldo de carne. Depois de ter as cebolas bem fritinhas, acrescento os tomates batidos e deixo refogar, acrescento molho shoyo, e temperos do meu gosto, ajusto o sal e se necessário coloco uma colher de extrato de tomates.



Deixo até ficar neste ponto, pronto pra servir. Costumo congelar em pequenas porções e utilizar de diversas maneiras no meu dia a dia.

Experimente fazer, fica delicioso!

domingo, 14 de outubro de 2012

Sorvete de Gelatina - Outras Variações


Fiquei viciada nesta receita de Sorvete de Gelatina que já postei aqui no blog. 
Fiz outras versões e quem provou amou. Principalmente a de abacaxi, onde faço uma calda com abacaxi e coloco no meio do sorvete e depois por cima para enfeitar... Olhem a cremosidade, sem contar o sabor além de que sai mais barato que um pote de dois litros e rende quase isso.


Aqui uma versão de gelatina de maracujá com calda de maracujá!

Uma ideia é fazer uma festa do sorvete para a criançada e usar esta receita, variando os sabores. Já imaginou um sorvete azul? Ia ficar legal né? Beijos e não deixem de fazer esta receita!