terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Não sou cozinheira de plantão!

Em um certo domingo, recebi um casal de amigos que ligaram para meu esposo ao meio dia avisando que viriam nos visitar às 15h. Meu esposo que estava no trabalho chegou em casa às 13h30min e aí então me avisou... Fizemos um chimarrão como de costume e esperamos por eles. Chegada a hora do café minha amiga me cobrou "pq eu não tinha feito um doce, pois eu sempre tenho um doce para oferecer à eles, ainda mais que ela havia me avisado que viria"! 

Na hora achei graça, depois parei pra pensar e fiquei encucada, será que as pessoas acham que eu fico só cozinhando o dia inteiro e que a cada dia é um cardápio novo, cheio de ingredientes???

Gente, eu sou normal, apenas uma pessoa que gosta de fazer comidas diferentes e caprichar quando faz...

Até se for um arroz com feijão é feito com muito carinho, só que nem sempre eu tenho disposição, vontade e ingredientes para fazer os meus quitutes... Tanto que quando vamos às compras eu nem compro ingredientes engordantes para não fazer coisas engordantes, então deixo para fazer algo especial quando tenho uma ocasião especial, ou simplesmente para esperar o meu marido, ou ainda quando a visita é marcada com antecedência, combinada, esperada...
Não sendo assim quem aparecer aqui em casa sem avisar corre o risco de decepcionar-se, caso tenha criado expectativas sobre minha "mega variedades de comilanças"...
Tenho muitas fotos de muitos pratos que já fiz e ainda não divulguei, mas isso não significa que eu faço todos os dias...

Com certeza tem muitas pessoas que fazem pratos mega-expetaculares, mais bonitos e mais sofisticados que os meus e não divulgam, eu faço, porque gosto, mas não significa que tenho um cardápio pronto à escolher todos os dias. 

Desculpem o desabafo, mas era só pra esclarecer que eu gosto de cozinhar, mas não vivo disso, como falei em um post anterior, minha prioridade agora é a Isabela e quando ela permite e eu tenho vontade, surgem novos pratos!
bjs

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Vestidinho de Crochê



Esse lindo vestido de crochê, cheio dos detalhes, foi mais um trabalho da minha mãe, também sem usar medidas exatas... 
Minha mãe é cheia de talentos, que infelizmente não herdei, pois até tentei fazer crochê, mas é algo além da minha capacidade... Fiz alguns trabalhinhos, e é uma terapia, mas acho muito complicado qualquer ítem que fuja da forma de um quadrado ou retângulo em crochê.

Aqui minha modelo com 6 meses, usando o vestidinho...

 Detalhe nas costas...

 E a linda Tiara feita também de crochê...

domingo, 29 de janeiro de 2012

Gelado Cremoso de Abacaxi


Essa receita eu fiz uma vez, há uns dois anos atrás e lembrava que era muito boa, como queria agradar uns amigos queridos que iriam vir aqui em casa, resolvi fazê-la, pois é um doce gelado e refrescante, próprio para esse calorão, mas confesso que desta vez não gostei muito dele - minha opinião - ficou bom, mas não é o tipo de doce que eu adoro.

Ingredientes 
1 abacaxi cortado em pedaços pequenos 
3 copos de água 
- 1 e 1/2 copos de açúcar 
- 1 envelope de pó para pudim sabor baunilha 
- 1 lata de creme de leite

Modo de Preparo
Coloque o abacaxi picado de molho na água com o açúcar e deixe descansando na geladeira (minimo 6 horas).   Pode ser deixado de molho de um dia para o outro.  Coe a calda do abacaxi em uma panela e misture o envelope de pó para pudim. Leve ao fogo até engrossar, sempre mexendo para não empelotar. Esfrie o creme e misture-o ao abacaxi que estava reservado, por último acrescente 1 lata de creme de leite.  Sirva bem gelado.

sábado, 28 de janeiro de 2012

Pudim de Maria Mole


Essa receita divulguei estes dias no Facebook e disse que se eu fizesse e desse certo eu postaria aqui. E não é que deu? Eu estava nervosa, pois fiz para receber queridos amigos e não sabia como ia ser o resultado. E olha que bonito além de saboroso é claro.
A receita eu tirei do Blog Guloseimas da Vovó 

Ingredientes:
- 1 caixa de Maria Mole sabor coco
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de creme de leite
- 1 copo de leite quente (fervido)
- 1 pacote de coco ralado - não utilizei na receita - esqueci de comprar.
- açúcar para caramelizar a forma.

MODO DE FAZER
Primeiro eu faço a calda direto na forma, como ensinou aqui a musa dos Blogs culinários Tatiana, do blog Panelaterapia do qual sou fã. Reserve.
Ferva um copo de leite e leve ao liquidificador e ainda quente bata com o pó da Maria Mole.Vá acrescentando o leite condensado,o creme de leite (que pode ser com o soro) e o coco. Depois despeje este conteúdo na forma e leve para gelar de um dia para o outro. Tem que ficar de um dia para o outro para dar a consistência do pudim. Depois de gelado é só servir num refratário e se deliciar. O legal desta receita é que não vai no fogo, nem em banho maria e não demora, apenas deve ser feito de um dia para o outro.

Nota: Mesmo depois de gelado, observei sua consistência e não levei fé que ia ficar em forma de pudim, achei que ia tirar da forma e o doce se "esborracharia todo", mas ficou maravilhoso! Por isso recomendo que deixem de um dia para  o outro!



sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Extermine os mosquitos brincando!

Ganhei de presente dos meus pais esta maravilhosa invenção. Uma raquete elétrica pra exterminar mosquitos e outros insetos voadores. Nunca pensei que fosse tão eficiente e tão divertido. Logo que ganhei fui para minha área, onde tem uma porção de objetos num canto, e lá parecia um show de fogos de artifício de tantos estalos, ou melhor de tantos mosquitos! Cheguei a disputar com o Everton a brincadeira. Agora cada vez que levanto à noite para ir ao banheiro, vou armada e me sinto num filme de suspense onde a qualquer momento um mostro vai aparecer e eu vou acabar com ele... É muito divertido e custa apenas 10,90 numa loja de Imbé, é recarregável, bivolt e tem botões de segurança. Gostei tanto que recomendo, porque no verão ninguém merece esses bichinhos!

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Batatinhas à minha moda!


Essa é mais uma invenção minha pra variar o cardápio. Ficou bem gostosa e diferente!

Ingredientes:
- Batatas (a quantidade que for usar)
- Meio cubo de caldo de galinha
- Tempero Cúrcuma
- Cebola
- Bacon
- Tempero verde

Modo de Fazer:
Descasque as batatas e corte-as em quatro pedaços. Cozinhe elas com o meio cubo de caldo de galinha mais o tempero cúrcuma ( que é pra deixá-la bem amarelinha).
Em outra panela refogue a cebola com o bacon, ambos bem picadinhos. Depois de bem fritinhos, acrescente as batatas já cozidas e deixe fritar um pouquinho, depois é só colocar uma porção de tempero verde, e saborear. Fiz de acompanhamento um arroz branco com alho, feijão e saladas de couve e tomate. Facinho né? Experimente fazer, você vai adorar!

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Feliz Aniversário Ritinha!


No dia de hoje quero dedicar este espaço pra homenagear alguém muito especial para mim, uma jovem talentosa da minha família, que encanta à todos com suas criações, pinturas, desenhos, enfim...
Mas o que mais impressiona nela é seu jeito dócil de ser, uma pessoa humilde com um talento incrível e muito humana, essa é minha amada prima Rita Cristina, ou Ritinha como gosto de chamá-la... Uma menina pra lá de especial, e hoje, 25/01, em seu aniversário, só me resta desejar o que sempre desejei, que sejas feliz, minha querida
Simples assim, feliz nas tuas escolhas, nas tuas conquistas, no encontro contigo mesma. Saibas que tem alguém que te admira muito, torce sempre por ti e te quer feliz: Eu!
Beijos de quem te ama, admira e é tua fã!

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Nhocão de Forno recheado com mussarela


Sei que existem muitas receitas pela net, mas dessa vez eu adaptei uma que eu tinha na revista, sempre aproveitando o que tenho, é claro. Fiz assim:

Eu tinha um purê de batatas pronto do almoço, mais um molho de tomates pronto ( que para esta receita eu bati no liquidificador, para ficar bem cremoso). Juntei 2 ovos no purê que já estava temperado com sal e tempero verde. Acrescentei uma colher de óleo ( pois estava sem margarina) e fui acrescentando farinha e amassando. A minha massa ficou pegajosa, difícil de trabalhar, pois fiquei com medo de colocar muita farinha, então a solução foi ir molhando as mãos na água para poder abri-las e recheá-las com pedacinhos de mussarela e orégano.

Coloquei um tanto do molho com água no fundo do refratário e fui largando as bolinhas de nhoque já recheadas. Depois de todas prontas, reguei uma a uma com o restante do molho, coloquei o que sobrou do queijo por cima de cada bolinha e acrescentei sálvia picadinha da minha horta, ainda coloquei pedaços de azeitona e tomatinho picado por cima além de orégano e queijo ralado

Depois é só colocar no forno, de preferência coberto por papel alumínio para não ressecar e assar mais depressa (coisa que eu não fiz). Quando estiver no ponto, servir com arroz e salada verde, acompanhado com um suco de uva natural bemmmm gelado. Que tal? 

Nota: Dá um pouquinho de trabalho, mas acho que o resultado valeu à pena, rendeu bastante nhoque, mas é uma receita pra fazer só de vez em quando, a menos que você tenha um assistente pra ajudar.



domingo, 22 de janeiro de 2012

Tomates da Minha Horta

 Quem me vê escrevendo isso deve imaginar que sou quase uma agricultora. Eu me sinto um pouco assim, mas quem mexe nas plantas e cuida dessas coisas é meu esposo. Queria neste post só mostrar o que algumas sementes de tomates, jogadas na terra podem se transformar. Neste caso foram jogadas mesmo, não plantei, apenas larguei e esperei.... E olhem que coisa linda!

E agora meu pátio está com muitos pés de tomates espalhados, crescendo e sem exagero acho que cada um com uns 15 tomates... Estou tão feliz, porque nesta gravidez ando tendo desejos de muito tomate, e comer assim direto da fonte, não tem preço, sem veneno e o sabor e o cheiro são totalmente diferentes... Ainda não provei nenhum, mas assim que amadurecerem, mostro  aqui de novo. Se você tiver um cantinho, pequeno que seja, largue algumas sementes daquele tomate que você vai usar pra fazer molho ou salada e espere, vai valer à pena!

Viva os tomates orgânicos!

Quem quer inspiração sobre comida orgânica ou idéias de horta caseira, visitem o facebook da Jaqueline, uma brasileira que mora nos EUA e tem uma vida super saudável, compartilhando suas idéias, receitas e sabedorias com o mundo: Facebook da Jaque

sábado, 21 de janeiro de 2012

Almoço com Amigos



Hoje um dia muito especial, onde pude receber em minha casa grandes amigas da época da faculdade. Ai que saudades!
Sentar, conversar, ver como o tempo passou e como as coisas mudam, as famílias crescem...

Apesar do meu nervosismo deu tudo certo! O almoço saiu tarde, mas foi feito com muito amor e carinho. 

Um cardápio simples mas cheio de amor por partilhar com pessoas especiais.
- Polenta - feita pelo marido
- Molho de linguiça
- Feijão
- Arroz
- Batatinhas à minha moda
- Saladas e suco de uva natural.
E de sobremesa: Pudim de Maria Mole e Gelado Cremoso de Abacaxi (estas vou colocar depois no blog)

Nossos filhotes: Só faltou o Fernando entre os primogênitos que é filho da Stela que tem apenas 20 aninhos e não veio comer meu feijão que fiz especialmente pra ele.


 Nossos esposos: Jorge (da Stela Maris), Tauro (da Aninha) e Everton (Meu)


Queridos amigos, obrigada pela presença sempre maravilhosa, e pela amizade. Que seja abençoada e dure para sempre. 
Obrigada meu Deus por colocar pessoas especiais na minha vida! Amo vocês!

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Bolinho de Chuva


Eis um quitute que eu gosto muito e não sabia fazer, até que encontrei a receita certa que não tem erro. Hoje em dia já se encontra a mistura pronta para bolinho de chuva, mas como sou das antigas, gosto de ter minha própria receita, anotada é claro no meu caderno de receitas. 

Ingredientes:
- 3 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara de açúcar
- 3 ovos
- 1 xícara de leite morno
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 1 Colher de chá de sal
- raspas de limão - opcional-
- canela e açúcar para polvilhar depois de pronto.
- óleo para fritar

Modo de fazer:
Bata com um batedor ou garfo o açúcar com os ovos, em seguida acrescente a farinha, o leite, o sal e o fermento (mais as raspas de limão).
Com o óleo bem quente e no fogo baixo, vá colocando a massa em colheradas, cuidando para que frite bem dos dois lados. Como a massa fica "molinha", é importante deixar os bolinhos mais pra marronzinhos do que pra branquinhos, pois do contrário, podem ficar crus por dentro. Depois é só caprichar no café preto e se deliciar... E não precisa esperar a chuva para fazê-los, essa delícia fica super bem num café da tarde, mesmo num dia ensolarado, rsrsrs.

Observação: Meus bolinhos ficaram com um "design" moderno e diferente do tradicional bolinha, porque meu gás estava no final, então o fogo oscilava entre alto e bem baixo... Coisas que acontecem! O sabor não foi alterado!

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Minha 2ª Gravidez



As pessoas estão me cobrando mais informações sobre o bebê que está chegando... Eis que tenho notícias: dia 03/02, estou entrando no 5° mês de gestação e graças à Deus está correndo tudo bem comigo e com o bebê.
Acontece que como agora nada é novidade, minha atenção fica voltada para Isabela, para suas atividades, suas brincadeiras e tarefas da casa, como limpar, lavar, cozinhar. 
Estou aproveitando para me organizar, pois depois que o bebê nascer vai ficar mais complicado, mas tenho certeza que darei conta direitinho, afinal foi super tranquilo com a Isabela, sendo que eu nunca tinha tido experiência com bebês recém nascidos.
Ainda não me empolguei de arrumar as roupinhas, pois quero saber primeiro o sexo, se for menina, já separo algumas coisas da Isabela, se não tenho que fazer novo enxoval... 
Mas ainda tenho tempo pra isso. Assim que eu souber o que vai ser, divulgo aqui.

Este ano está bastante corrido pra nós como família, pois o Everton está em fase de conclusão de curso, estagiando todas as tardes e em função do TCC. 
Em junho nasce o bebê, em julho será os dois anos da Isabela e em agosto a formatura do Everton, uma ano com grandes acontecimento pra nós. Que Deus nos abençoe e nos ajude a viver com muita emoção cada momento...
Segue a primeira foto do meu bebêzinho que estava com 12 semanas e 4 dias e se mexendo muito na Eco. Coisa mais lindinha com 6cm e já bem formadinho. Deus é incrível mesmo!

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Isabela e o Batom

Hoje minha filha completa 1 ano e 6 meses. Louvado seja Deus!

A Bela ganhou da sua madrinha alguns batons infantis, resolvi deixar ela brincar livremente, pois até então ela só usava manteiga de cacau como batom. Foi impressionante ver como ela se sentiu realizada ao passar o batom infinitas vezes nela mesma, em mim, nas bonecas e queria passar até no papai, mas aí explicamos que o papai não usa batom. 
Resultado: enquanto ela não devorou o batom, não sossegou... 
E olha a cara de felicidade dela maquiada!


Estou amando ser mãe de uma menina
E digo isso porque nunca me imaginei com menina e é incrível como nos apaixonamos, agora estou na expectativa ou de repetir a dose com outra menina ou de me surpreender descobrindo as aventuras de ser mãe de um menino... Logo saberei, independente do que for, aprendi com a Isabela que amamos infinitamente nossos filhos, porque são nossos, independente do que eles são ou virão a ser! 
Assim é o amor de Deus por nós, independente de nossos pecados Ele nos ama e não desiste de nós! 


terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Cebolas ao Vinho Branco

Essa receita me despertou curiosidade porque adoro cebola, então segui a dica da Talita Cavalcanti do Blog Dona Perfeitinha e achei simplesmente maravilhosa pra acompanhar com uma salada verde ou até mesmo um arroz branco. Fácil de fazer e fica com um aroma especial do vinho branco... Segue a receita com algumas adaptações minhas

Ingredientes:
- 1 Cebola grande cortada em 4 pedaços;
- Azeite para dourar
- Temperos de sua preferência (utilizei orégano e coentro) - opcional
- Vinho branco para refogar
- Uma pitada de açúcar para dourar - opcional
- Sal à gosto


Modo de Fazer:
Doure a cebola com o azeite a pitada de açúcar e os temperos. Tampe até murchar. Após murcharem, acrescente um pouco de vinho branco para finalizar o cozimento das cebolas até que o vinho seja absorvido. Ajuste o sal e está pronta para servir de acompanhamento.


Abaixo uma sugestão de salada verde para servir junto à cebola: Alface crespa + alface lisa + espinafre + rúcula + brócolis + queijo gorgonzola. Acreditem, fica uma delícia!



segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

"Risotin" de sobras


Isso não é bem uma receita, mas uma dica para aproveitar as sobras de alimentos e fazer uma refeição bem gostosa. Eu tinha uma sobra de molho de linguiça, mais uma porção de purê de batatas, aí resolvi inventar e deu nisso. Fiz assim:

Coloquei o molho de linguiça já pronto com o purê de batatas numa panela, acrescentei duas batatas cruas cortadas em rodelas, uma colher de extrato de tomate, 1 xícara e meia de arroz e fui refogando, depois acrescentei algumas folhas de sálvia (da minha horta) e ajustei o sal, coloquei água e foi só esperar ficar no ponto cremoso de risoto. E ficou muito gostoso, o purê deu uma cremosidade extra no prato. 

São estas coisas que me encantam na cozinha, criar, inventar, reaproveitar e ver que é possível fazer coisas incríveis e simples!

domingo, 15 de janeiro de 2012

Geléia de Frutas


No verão é comum as frutas se estragarem mais depressa, mesmo estando na geladeira. Eu como não gosto de desperdício, aproveito para fazer deliciosas geléias. Nesta eu fiz com as frutas da foto e ficou muito boa.

Ingredientes:
Utilizei todas as frutas raladas em ralo grosso:
- 5 pêssegos
- 2 maçãs 
- 3 ameixas
- açúcar para dar o ponto


Modo de fazer:
Coloquei as frutas descascadas e raladas na panela e acrescentei açúcar, deixei ferver e engrossar e fui dando o ponto de geléia. Para saber se está no ponto, coloque uma colheria de geléia dentro de um copo com água, se dissolver é porque não está no ponto, mas se mantiver grudadinha mesmo dentro d'água, é porque está no ponto. Fácil né? E olha como rendeu...

sábado, 14 de janeiro de 2012

Suco de Uva Rosa



O ideal é fazer com a uva preta, mas como fui fazer uma geléia e me passei na água, virou suco mesmo. Pra quem tem parreira em casa, pode aproveitar que as uvas não possuem agrotóxicos e fazer um delicioso suco de uva.

Ingredientes:
- Uvas lavadas sem os cachos.
- Açúcar
- Um pouco de água
Mode de Fazer:
Coloque os grãos de uvas em uma panela, acrescente açúcar e um pouco de água, deixe ferver até engrossar. Depois que engrossar, você espera esfriar e coe, esmagando bem para sair as sementes e dissolver as cascas. Deixe gelar e sirva puro ou acrescente mais águia ou açúcar. Uma boa opção, pois fica parecido com os sucos concentrados que se compra nos mercados. Só aconselho fazer com uvas sem veneno!

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Pãozinho Doce Recheado com Goiabada


Essa receitinha fácil e gostosa eu retirei do Blog Guloseimas da Vovó da querida Stela Dalva, que faz muitas receitas gostosas e cheias de carinho...
Fácil, gostosa e ideal para acompanhar um cafezinho preto num dia chuvoso como hoje.

Ingredientes:
- 1 xícara de açúcar refinado
- 3 xícaras de farinha de trigo
- 3 xícaras de amido de milho (maisena)
- 2 ovos 
- 2 gemas para pincelar
- 200 gramas de margarina
- 2 colheres de sopa de fermento em pó
- Leite para dar ponto à massa
- Goiabada para rechear

Modo de Fazer:
Peneire juntos:o açúcar,a farinha, o amido e o fermento. Faça um buraco no meio das farinhas e coloque a margarina e os ovos, vá mexendo e adicione o leite o quanto baste para dar o ponto de sovar e espichar. Abra a massa, deixando-a grossinha e corte-a com a boca de um copo. Coloque uma tirinha de goiabada e feche como se fosse fazer uma coxinha, modelando para que fiquem em formato de bolinha, ou no formato que desejar, cuidando para fechar bem para que a goiabada não escorra para fora. Pincele as gemas por cima e asse até ficar dourado. Achei bem gostoso e fácil!